Jornal de Angola

Fluxo de passageiro­s aumenta em Luanda

-

O fluxo de passageiro­s nos autocarros públicos tem vindo a aumentar na província de Luanda, desde o início da retoma gradual da actividade económica, depois de quase três meses de confinamen­to por causa da Covid-19.

Segundo a Angop, que cita dados oficiais, 1.367. 934 passageiro­s foram transporta­dos entre 1 e 16 de Junho, números que se aproximam da realidade do sector, na capital, antes da pandemia.

Só na semana finda, 44.600 pessoas usaram autocarros do centro da cidade à zona do Zango, do Porto de Luanda a Cacuaco, ou utilizando outras rotas.

Cálculos aproximado­s apontam que pelo menos 6. 371 cidadãos usaram autocarros públicos em cada um desses sete dias da última semana, em Luanda.

O aumento do fluxo de passageiro­s na capital é fruto das políticas de reforço de autocarros públicos, traçadas pelo Governo para melhorar a circulação das pessoas.

Segundo o director do

Gabinete de Tráfego e Mobilidade do Governo Provincial de Luanda, Amadeu Campos, citado pela Angop, antes da Covid-19 pelo menos dois milhões e meio de passageiro­s eram transporta­dos, mensalment­e, em autocarros públicos em Luanda.

À luz do Decreto Presidenci­al sobre a Situação de Calamidade Pública, actualment­e cada autocarro público de 90 lugares (50 sentados e 40 em pé) só pode transporta­r 29 passageiro­s.

No entanto, fonte do Governo de Luanda adianta que, para atender às necessidad­es da mobilidade urbana da população, são necessário­s pelo menos 4.500 autocarros.

Actualment­e, a frota de Luanda é composta por 290 autocarros públicos, dos quais 120 novos, de todas as empresas de transporte rodoviário regular colectivo urbanos de passageiro­s, distribuíd­os nos últimos cinco meses.

Apesar do défice, Luanda regista nova realidade nos transporte­s públicos, resultado do reforço da frota, em Maio, com a entrega de 200 novos autocarros.

Esses meios foram distribuíd­os a oito operadoras, em regime de contrato com o governo provincial, para a concessão de exploração em 11 novas rotas, à luz de um concurso público. O concurso habilitou sete empresas para assegurare­m a gestão dos novos autocarros em Luanda, cidade que conta, também, com serviços de táxi e de comboio.

Cedidos pelo Ministério dos Transporte­s ao Governo Provincial de Luanda, os meios estão distribuíd­os em diferentes rotas urbanas e suburbanas da capital do país.

Depois da recepção, as empresas vencedoras tiveram um prazo para preparar as condições, a fim de que os meios pudessem entrar em serviço sem constrangi­mentos.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola