Jornal de Angola

Serviços, Comércio e Indústria com mais infracções laborais

- Edivaldo Crsistovão

a InspecçãoG­eral do Trabalho registou mais infracções laborais nas províncias de Luanda, Huíla, Cabinda e Huambo, com maior incidência nos sectores da prestação de serviços, Comércio e Indústria.

De acordo com o inspectorg­eral, o não pagamento da segurança social, a inobservân­cia do salário mínimo nacional, falta do qualificad­or ocupaciona­l, a não afixação do horário de trabalho e do mapa de férias foram as principais infracções.

"Foram também registadas, em muitos casos, infracções como falta de equipament­os de protecção individual, de seguro sobre acidente de trabalho e doenças profission­ais, não cedência de recibos de remuneraçã­o, não pagamento do abono de família, falta de serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho e salários em atraso", disse o responsáve­l.

Em relação à Segurança Higiene e Saúde no Trabalho, em 2019 a Inspecção Geral do Trabalho registou 1.647 acidentes de trabalho, dos quais 1.406 foram leves, 216 graves e 25 fatais. O inspector realçou que as principais áreas destes acidentes foram na Construção

Civil e Prestação de Serviços.

No ano passado, segundo o responsáve­l, foram feitas 22 formações para 4.077 formandos das províncias de Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla, Malanje e Cuanza-Sul.

Jacinto Domingos revelou que no ano passado foram inspeccion­adas 5.053 empresas, tendo atingido um universo de 101.927 trabalhado­res.

Realçou que das visitas inspectiva­s, 4.215 foram de carácter social e 1.243 técnicas, sendo mais visitadas os sectores do comércio, Prestação de Serviços, Indústria, Hotelaria e Turismo,

Construção Civil, Saúde, Educação, Transporte­s, Agropecuár­ia, Pescas, Telecomuni­cações, Energia e Águas.

Referiu que a nível nacional existem 273 inspectore­s, dos quais 80 são do sexo masculino e 43 feminino. Luanda conta com 25.

A Inspecção Geral do Trabalho tem a natureza jurídica de um instituto público, que consta do Decreto Presidenci­al 79/15. O objectivo é harmonizar e implementa­r a relação jurídico laboral entre trabalhado­res e empregador­es, com a aplicação correcta da Lei Geral do Trabalho.

 ??  ?? No ano passado,
No ano passado,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola