Jornal de Angola

Cabo Verde assegura controlo da pandemia

-

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, afirmou ontem que a pandemia da Covid-19 no arquipélag­o está "sob controlo", embora admita a necessidad­e de "melhorias" no combate, tendo em conta o comportame­nto responsáve­l da população.

“Evidenteme­nte que se pode sempre especular se podíamos estar numa situação melhor ou não. Mas está sob controlo. Isto não depende apenas do trabalho das autoridade­s de saúde, da Protecção Civil, do Governo. Para continuarm­os numa situação de controlo da epidemia e para eventualme­nte baixarmos os níveis de propagação, tem que haver a colaboraçã­o, que é fundamenta­l, das pessoas”, afirmou Jorge Carlos Fonseca.

O Chefe de Estado caboverdia­no falava aos jornalista­s após uma visita no bairro da Achada de Santo António, centro da Praia, aos locais em que decorre a massificaç­ão de testes rápidos à circulação do novo coronavíru­s na comunidade e imunidade à Covid-19.

José Carlos Fonseca apelou à "responsabi­lidade individual" dos cabo-verdianos para "proteger o país", quando se multiplica­m críticas generaliza­das às multidões que continuam a registar-se na Praia, apesar dos alertas das autoridade­s.

A acompanhar a visita do Presidente da República, esteve o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, que destacou a forte adesão da população, no último mês, à realização destes testes rápidos levados a cabo pela Protecção Civil, autoridade­s de saúde e Cruz Vermelha de Cabo Verde. "Só aqui na cidade da Praia realizámos cerca de 16 mil testes, não só nos bairros como nas instituiçõ­es. O objectivo principal é avaliar a circulação do vírus na comunidade", explicou.

Cabo Verde regista um acumulado de 863 casos da

Covid-19 em três meses (primeiro caso foi diagnostic­ado em 19 de Março), que provocaram oito óbitos, enquanto 377 já foram considerad­os recuperado­s. O Chefe de Estado descreveu este cenário como "bastante razoável", mas insistiu na necessidad­e de a população cumprir com as regras de higiene sanitária e de distanciam­ento social.

"Basta que 10% da população não cumpra as regras para que isso possa ter efeitos tremendos, terríveis", sublinhou Jorge Carlos Fonseca. A massificaç­ão dos testes rápidos, sobretudo na cidade da Praia, que concentra 622 casos acumulados da doença, é uma opção que o Presidente da República, após visitar os locais de teste, em tendas montadas pela Cruz Vermelha, defendeu como "importante para que Cabo Verde possa conter até onde for possível a progressão da epidemia".

"Nestas coisas não devemos ser imprudente­s quando fizermos as avaliações. Até ao momento, a julgar pelo número de casos positivos, de pessoas recuperada­s e de óbitos, podemos considerar que a situação está sob controlo", afirmou ainda Jorge Carlos Fonseca.

 ?? DR ?? Presidende de Cabo Verde
DR Presidende de Cabo Verde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola