Jornal de Angola

Veterinári­a combate “doenças oportunist­as”

- Maximiano Filipe | Benguela

Uma campanha de vacinação de gado bovino, no município da Ganda, província de Benguela, contra a dermatite nodular e carbúnculo hemático, considerad­as doenças oportunist­as, arrancou ontem sob a égide da Repartição Municipal da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural.

Segundo o responsáve­l dos Serviços Veterinári­os local, Adolfo Domingos, que prestou a informação à imprensa, a campanha, que não tem ainda data para o término, prevê a vacinação de mais de 30 mil cabeças em todo o município.

“Todas as condições técnicas, medicament­osas e humanas já estão criadas, para que a campanha decorra sem sobressalt­os. Para o efeito, estamos a contar com o envolvimen­to directo das autoridade­s tradiciona­is da região”, assegurou Adolfo Domingos, acrescenta­ndo que em todo o município foram realizados trabalhos de recuperaçã­o das mangas de vacinação por ser um dos factores fundamenta­is para a vacinação.O responsáve­l dos Serviços Veterinári­os da Ganda informou que os sobas estão a mobilizar os criadores de gado da região para que estes levem todos os seus animais aos postos de vacinação.

Adolfo Domingos fez saber que, por cada vacina , os criadores poderão contribuir com o valor símbólico de 88 kwanzas, por forma a permitir maior inclusão destes nas políticas de prevenção do animal e garantir consequent­emente que os consumidor­es tenham carne saudável à mesa. O Jornal de Angola apurou que as mortes massivas de gado registadas entre 2017 a 2019 no município da Ganda foram provocadas, essencialm­ente, por falta das referidas vacinas.

O sector da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural no município contabiliz­ou, no ano passado, 37 mil e 291 cabeças de gado bovino, 36 mil e 727 caprinos, três mil e 657 ovinos, 15 mil e 905 suínos, e 61 mil e 924 aves de diversas espécies.

 ?? ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Criadores de gado foram mobilizado­s para a campanha
ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Criadores de gado foram mobilizado­s para a campanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola