Jornal de Angola

Colegas recordam Pedro Lima

-

As colegas que participar­am com o actor Pedro Lima, também ex-nadador, nos Jogos Olímpicos de Seul e Barcelona, lamentaram, ontem, a sua morte, recordando um atleta simpático e dedicado, de alto nível, que se distinguiu nas competiçõe­s africanas.

Antes de se tornar conhecido como actor, Pedro Lima, que nasceu em Luanda a 20 de Abril de 1971 e foi encontrado morto no sábado em Cascais, arredores da capital portuguesa, integrou a Seleção Nacional que participou nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e de Barcelona em 1991.

Nádia Cruz, na altura com 13 anos, recorda-se de ver Pedro Lima chegar à piscina do Alvalade depois de ser pré-selecciona­do para Seul.

“Lá estava ele, uma figura esbelta, a rodar os braços e pronto a fazer o seu primeiro treino”, lembra a antiga nadadora, que se juntou a Pedro Lima nas equipas selecciona­das para os dois Jogos Olímpicos em que o actor competiu.

Nádia Cruz destaca as “qualidades técnicas avançadas” do então nadador, que descreve como “um rapaz super-inteligent­e, uma pessoa dada e simpática”e que sempre se relacionou muito bem com toda a equipa.

“Havia diferenças culturais, claro, ele cresceu numa cultura portuguesa e nós numa cultura angolana, mas sempre nos demos muito bem”, disse à Lusa Nádia Cruz.

“O Pedro era uma pessoa muito animada e divertida, era muito brincalhão. Passámos bons momentos”, descreve Ana Lima, que conheceu Pedro Lima aos 16 anos em Luanda e integrou também a Selecção para os Jogos Olímpicos de Seul.

Pedro Lima participou também no torneio Internacio­nal de Maputo com as colegas Nádia Cruz e Elsa Freire, e nos Campeonato­s Panafrican­os e Africanos que tiveram lugar na Tunísia e no Egipto, onde conquistou medalhas de ouro e bronze.

Participou ainda nos segundos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, com as colegas Nádia Cruz e Elsa Freire e deixou posteriorm­ente a natação, tornando-se modelo e actor de sucesso, protagoniz­ando várias telenovela­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola