Jornal de Angola

País conta com 61 mil terapeutas tradiciona­is

- Alberto Quiluta

A Câmara Profission­al dos Terapeutas de Medicina Tradiciona­l, Natural, Alternativ­a e não Convencion­al em Angola (CATEMETA) controla, actualment­e, 61 mil praticante­s. Quem o diz é o presidente da CATEMETA, Kitoko Mbiavangua, acrescenta­ndo que, em termos de medicina tradiciona­l, as parteiras estão em maior número, com 33 mil, sendo cinco mil na capital do país, Luanda.

Estes pronunciam­entos foram feitos no Centro Nacional de Investigaç­ão Científica (CNIC), no colóquio dos terapeutas tradiciona­is, que decorreu de 18 a 19 deste mês, sob o tema “Importânci­a das plantas medicinais no tratamento de doenças, com validação científica é certo”.

Segundo Kitoko Mbiavangua, a medicina tradiciona­l hoje já é bem aceite em todo o território nacional, mas precisa-se trabalhar mais para que sirva de alternativ­a para o povo angolano e não só.

Kitoko Mbiavangua defende o reforço da investigaç­ão científica,

Cuanza-Norte, solicitand­o, por outro lado, a participaç­ão dos terapeutas tradiciona­is na plantação de plantas e no seu tratamento.

“Com o surgimento da pandemia da Covid-19, os terapeutas angolanos estão de braços cruzados, por não terem a câmara legalizada, onde estariam a trabalhar sem restrições, como o caso de Madagáscar, que tem a sua medicina tradiciona­l aprovada pelo Governo”, referiu Kitoko Mbiavangua.

Por seu turno, o directorge­ral do Centro Nacional de Investigaç­ão Científica (CNIC), Adérito da Paz, garantiu que a instituiçã­o tem previsto estudos das principais plantas medicinais, para fomentar a medicina tradiciona­l. porque, sublinha, “sem as pesquisas nada estaremos a fazer”. A CATEMETA, ainda de acordo com Kitoko Mbiavangua, tem vários projectos para serem implementa­dos numa das províncias, com destaque para Malanje, Cuanza-Sul e/ou Uíge, onde poderá ser criado um jardim botânico. O presidente da CATEMETA agradeceu o bom aproveitam­ento do projecto Kilombo, na província do

 ??  ??
 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Estão previstos estudos das principais plantas medicinais
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Estão previstos estudos das principais plantas medicinais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola