Jornal de Angola

Caso 500 milhões volta a julgamento

- Santos Vilola

O Tribunal Supremo retoma, na próxima terça-feira, em Luanda, o julgamento do “Caso 500 milhões de dólares do BNA”, com as alegações orais da acusação e da defesa dos réus Valter Filipe Duarte da Silva, José Filomeno de Sousa “Zenu” dos Santos, Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel, de acordo com um despacho da Câmara Criminal a que o Jornal de Angola teve acesso.

O julgamento, que apura responsabi­lidades na alegada transferên­cia irregular de 500 milhões de dólares de uma conta do BNA no banco Standard Chartered, de Londres, para outra da empresa Perfectbit no HSBC, também em Londres, foi suspenso a 25 de Abril, por conta da pandemia da Covid- 19. Na altura já tinha concluída a fase de produção da prova.

Na terça-feira, será dada a palavra para as alegações orais, sucessivam­ente, aos representa­ntes do Ministério Público, da acusação particular (assistente) e da defesa. O próximo passo será a elaboração, pelo tribunal, dos quesitos (perguntas) e a decisão final.

No julgamento, iniciado em Dezembro,Valter Filipe, ex-governador do BNA, e António Samalia Bule Manuel, ex-director do Departamen­to de Gestão de Reservas do BNA, são acusados dos crimes de peculato, burla por defraudaçã­o e branqueame­nto de capitais. José Filomeno “Zenu” dos Santos e Jorge Gaudens pelos crimes de tráfico de influência, branqueame­nto de capitais e burla por defraudaçã­o.

O caso remonta a 2017, quando Jorge Gaudens apresentou ao seu amigo José Filomeno “Zenu” dos Santos (filho do antigo PR), uma proposta de financiame­nto para a captação para o Estado angolano de 30 mil milhões de euros para financiar projectos estruturan­tes.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Julgamento iniciado em Dezembro passado está na recta final
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Julgamento iniciado em Dezembro passado está na recta final

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola