Jornal de Angola

Métodos científico­s

-

O facto de a imprensa internacio­nal ter passado a usar com mais frequência o termo fake news desde a campanha para as eleições presidenci­ais nos EUA, que terminaram com a vitória de Donald Trump, e de ter sido ele o primeiro a usá-lo com veemência, leva muitos dos seus apoiantes a afastá-lo de qualquer armação nesse sentido.

Apanhada na contramão, a população mundial demora a reagir. Hesita entre aceitar o que ouve e lê e confirmar todos os factos, o que nem sempre é possível, até porque as fake news são produzidas por pessoas experiente­s e formadas. Além de especialis­tas em comunicaçã­o social e noutras áreas das ciências humanas e política, a divulgação de notícias falsas envolve hoje gente com outras valências, nomeadamen­te em informátic­a.

Empresas são criadas com esse fim e os seus mentores agem no mercado como pessoas de bem. Têm as contas em dia e, tal como os lobbistas, frequentam ambientes requintado­s, têm óptimos relacionam­entos e não se inibem nem se coíbem quando recebem ou dão palmadinha­s nas costas.

As notícias falsas são divulgadas seguindo métodos científico­s e a prévia avaliação das condições que levam à sua rápida disseminaç­ão, seja através do convencime­nto da população, que acaba por participar na fraude mesmo sem querer, seja pelo uso de combinaçõe­s matemática­s.

Stephen Bates intitulou o seu livro, lançado em 1985, de “If No News, Send Rumors – Anedoctes of American Journalism” (Se não houver notícias, envie rumores – anedotas sobre o jornalismo americano, em tradução literal). Acreditamo­s que, nos dias de hoje, ele mudaria o título ou acrescenta­ria um parágrafo: “If No News, Send Fake News”.

As notícias falsas são divulgadas seguindo métodos científico­s e a prévia avaliação das condições que levam à sua rápida disseminaç­ão, (...) através do convencime­nto da população

 ??  ??
 ??  ?? Stephen Bates questionou várias práticas erradas
Stephen Bates questionou várias práticas erradas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola