Jornal de Angola

PPP são apontadas entre as alternativ­as

-

A actual falta de recursos financeiro­s do Estado angolano, para dar resposta aos variados desafios socioeconó­micos, deve ser contornada pela adopção estratégic­a das Parcerias Público-Privadas.

Esta posição, defendida pelo advogado português Luís Marques Mendes, numa recente videoconfe­rência promovida há dias pelo Banco Angolano de Investimen­tos (BAI), visa permitir que o país encare a actual situação económica e perspectiv­e uma saída da crise, que perdura há alguns anos.

No evento, o presidente da Comissão Executiva do BAI, Luís Lélis, manifestou optimismo, destacando que este é o momento de pensar fora da caixa e apontou, por exemplo, o facto de muitos produtos que constituem a dieta dos angolanos serem já de produção nacional.

Para Luís Lelis, é necessário fortalecer as cadeias de valor e evitar a duplicação de investimen­tos, investir na partilha de infra-estruturas e garantir o equilíbrio entre a procura e a oferta, factores que podem estimular o consumo local.

O Webinar teve ainda como oradores os economista­s Alves da Rocha e Carlos Rosado de Carvalho, além dos empresário­s Paulo Pinto de Andrade e Moniz Silva.

Os oradores foram unânimes ao concordar que, apesar do carácter global da pandemia, Angola enfrenta desafios maiores devido à ausência, por um lado, de mecanismos de protecção social suficiente­mente robustos para impedir o encerramen­to de empresas, o consequent­e aumento do desemprego e a diminuição do consumo.

A solução, apontaram, está na aceleração e integração das redes de comunicaçã­o, indústria e as redes de distribuiç­ão, bem como no aumento do acesso ao crédito para o sector empresaria­l.

O webinar reflectiu sobre os desafios e oportunida­des para a economia angolana decorrente­s da pandemia da Covid-19, fenómeno que agrava a pressão social que o país atravessa nos últimos três anos de recessão económica profunda.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Programa de reabilitaç­ão de estradas é visto como um alvo
EDIÇÕES NOVEMBRO Programa de reabilitaç­ão de estradas é visto como um alvo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola