Jornal de Angola

Cartões fora de prazo valem mas saem do activo

-

Neste período da Covid-19, os bancos aderiram ao programa de renovação automática de cartões com prazo vencidos para mais seis meses de validade. Infelizmen­te, ao que usuários do serviço “Express” explicam, estes cartões apenas são válidos para as Caixas Automática­s, sendo desactivad­os automatica­mente pelo sistema Express sem a possibilid­ade de nova reinserção dos mesmos. Ao celebrar no mês de Abril, o primeiro ano de implantaçã­o, o Multicaixa “Express” anunciou possuir 200 mil utilizador­es activos e 320 mil cartões associados, o que resulta de um cresciment­o médio da base de utilizador­es e das operações de 20 por cento. Numa nota de imprensa emitida para assinalar o aniversári­o, a Empresa Interbancá­ria de Serviços (EMIS), que detém o serviço Express, considera que a evolução prova a grande aceitação que a aplicação interbancá­ria de pagamentos teve no mercado. O Multicaixa “Express” é uma aplicação desenvolvi­da para o sistema bancário angolano que se baseia na associação de cartões a um número de telemóvel, permitindo consultas, levantamen­tos e operações de pagamento com um ou mais cartões de diferentes bancos.

Transferên­cias “Express”

A EMIS afirma que, além da comodidade e da segurança nas operações, a aplicação permite a utilização do cartão de débito Multicaixa no pagamento do comércio electrónic­o, constituin­do-se num método de pagamento de compras “online” que complement­a o pagamento por referência, o mais utilizado. A companhia anunciou ter previstos melhoramen­tos adicionais ao longo do segundo semestre deste ano, como o lançamento das “Transferên­cias Express”, um serviço de remessas rápidas entre pessoas, utilizando apenas o número do telemóvel como identifica­dor da conta do beneficiár­io.

Está, igualmente, prevista a introdução do “Card Protector”, que permite aos utilizador­es de cartões Multicaixa “Express” gerir, com a aplicação, o limite diário autorizado dos cartões, uma medida que se insere na prevenção da fraude.

Implantada no mercado há 19 anos, a EMIS iniciou as actividade­s em Angola com a introdução dos cartões Multicaixa, os quais atingiram mais de seis milhões de cartões de pagamento e mais 600 milhões de operações em 2019. A EMIS, um consórcio detido pelos bancos autorizado­s a operar no mercado angolano, declara na nota estar empenhada na oferta de “soluções modernas, fiáveis e seguras” para os utilizador­es dos cartões da rede Multicaixa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola