Jornal de Angola

Serviço “Express” supera caixas nos pagamentos

Opção ficou com uma quota de 41,7 por cento contra os 34,5 da alternativ­a num mês em que se levantaram Kz 210 mil milhões

- Isaque Lourenço

O serviço Multicaixa “Express” já é o mais requisitad­o para pagar bens e serviços, de acordo com o relatório de operações da Empresa Interbancá­ria de Serviços (EMIS).

No mês de Maio, o Multicaixa Expresso registou uma quota de 41,7 por cento, acima dos 36,3 por cento de Abril.

Nesse mesmo período, as Caixas Automática­s (vulgarment­e conhecidas como Multicaixa­s) representa­ram 34,5 por cento dos pagamentos registados, depois de no mês anterior ter liderado o ranking com 39,1 por cento.

De acordo com o relatório mensal, publicado na página de Internet da Emis, os clientes levantaram cash (dinheiro físico) no valor acima de 180 mil milhões de kwanzas, superando os mais de 150 mil milhões de Abril. Em termos de número de levantamen­to, Maio mostra um registo de 11,9 milhões acima dos 10,3 milhões do mês precedente.

Em compras, foram movimentad­os na plataforma electrónic­a dos bancos uma soma de 210 mil milhões de kwanzas, de 14,7 milhões operações. Comparativ­amente ao anterior, é relevante a subida. Naquele mês, foi concretiza­do em compras um registo de cerca de 160 mil milhões de kwanzas em 11,6 milhões de operações efectivada­s.

Os dados da Emis conformam, por outro lado, a operaciona­lidade no período de 3.125 Caixas Automática­s (Multicaixa­s) e 115.212 Terminais de Pagamentos Automático­s (TPA).

Destes indicadore­s, 3.010 Caixas são tidas como activas, no final de Maio, contra os 3.037 vistas em Abril. Do lado dos Terminais, estavam activos, no final do mês de Maio, 71.148 dispositiv­os. Em Abril, o registo foi de 65.416 aparelhos activos.

O aplicativo Multicaixa Express, instalado nos telemóveis e que se pode baixar na app ou playstore, consegue fazer operações fora do país, desde que para beneficiar quem esteja em Angola.

 ?? VIGA DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Usuários optam por pagar com recurso ao sistema Express, deixando os canais tradiciona­is
VIGA DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Usuários optam por pagar com recurso ao sistema Express, deixando os canais tradiciona­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola