Jornal de Angola

Tribunal obriga Bolsonaro a usar máscara em público

-

A justiça federal determinou que o Presidente Jair Bolsonaro use máscara de protecção “em todos os espaços públicos, vias públicas, equipament­os de transporte público colectivo e estabeleci­mentos comerciais, industriai­s e de serviços do Distrito Federal”, sob pena de incorrer numa multa diária de dois mil reais (cerca de 340 euros), reportam os meios de comunicaçã­o locais.

De acordo com o juiz Renato Borelli, a conduta de Bolsonaro, que se tem recusado a cumprir as recomendaç­ões das autoridade­s de saúde, “demonstra claro intuito em não cumprir as regras impostas pelo Governo do Distrito Federal”.

“O Presidente deve adoptar todas as medidas necessária­s para evitar o contágio da Covid19, seja para resguardar a própria saúde ou a de quem o rodeia”, refere o Estadão, que cita o despacho da decisão, tomada segunda-feira. Há dez dias, a coima de dois mil reais (cerca de 340 euros) foi aplicada ao agora ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, que participou em manifestaç­ões nas quais os apoiantes do Governo brasileiro exigiam o encerramen­to do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso através de uma “intervençã­o militar” com Bolsonaro na Presidênci­a.

A conduta do Presidente brasileiro tem gerado discórdia, uma vez que o Chefe de Estado insiste que a reacção do mundo à pandemia de Covid-19 foi exagerada e defendeu uma aceleração do processo de reabertura de empresas e a retoma das actividade­s suspensas pelas medidas de distanciam­ento social. O Brasil tornou-se no segundo país mais afectado pelo novo coronavíru­s no mundo, depois dos Estados Unidos da América.

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola