Jornal de Angola

Pedro Lima foi ontem a enterrar em Cascais

-

O funeral do actor e exnadador da Seleccão Nacional Pedro Lima decorreu ontem à tarde em Cascais, Portugal. Pedro Lima foi encontrado sem vida no sábado, na Praia do Abano, em Cascais.

O velório público do actor, que morreu aos 49 anos, decorreu, ontem, entre as 18h00 e as 19h00, no Hipódromo de Cascais, seguindo-se uma cerimónia no Centro Funerário de Cascais reservada à família.

Pedro Lima nasceu em Luanda, em Abril de 1971, fixou-se em Portugal, mas manteve a nacionalid­ade angolana, que lhe permitiu representa­r o país natal em provas de natação de alta competição. Foi atleta olímpico, por Angola, nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e de Barcelona (1992), nos estilos livres e de mariposa.

Participou, também, no torneio Internacio­nal de Maputo com as colegas Nádia Cruz e Elsa Freire, e nos Campeonato­s Panafrican­os e Africanos que tiveram lugar na Tunísia e no Egipto, onde conquistou medalhas de ouro e bronze.

A carreira como actor remonta a 1997, quando já era modelo, atleta de alta competição e apresentad­or do Magazine da RTP2, depois de ter passado pelo curso de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico.

Actor que se tornou popular pela televisão, sobretudo em telenovela­s, Pedro Lima represento­u também em teatro, trabalhand­o em companhias independen­tes como os Artistas Unidos, a Companhia de Teatro de Almada e o Teatro Aberto, em produções de Filipe La Féria e do Teatro Villaret. Nos primeiros meses de 2000 teve ainda a produtora Prati, numa parceria com Raul Solnado.

Deu vida a personagen­s de dramaturgo­s como Samuel Beckett, David Mamet, Tom Stoppard, August Strindberg e Anton Tchekhov, entrou no cinema de Carlos Saboga, Nicolau Breyner e Joaquim Leitão, mas foi através de telenovela­s e séries filmadas que o grande público fixou o seu rosto.

Foram mais de três dezenas de produções televisiva­s, entre séries e telenovela­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola