Jornal de Angola

40 milhões de dólares para a compra de fertilizan­tes

-

Sete empresas

vão receber um financiame­nto de 40 milhões de dólares para adquirir 75 mil toneladas de fertilizan­tes, segundo o relatório de balanço do PRODESI. O crédito está incluído nas medidas de alívio económico devido à pandemia de Covid-19.

No total, foram recebidas 506 candidatur­as para adquirir meios de trabalho para a Agricultur­a e Pescas, sendo que 41 foram encaminhad­as para o Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA). Destas propostas, "sete foram aprovadas e as restantes encontram-se em fase de tramitação interna ou em comité de crédito", aponta o documento assinado pelo Ministério da Economia.

As sete empresas aprovadas resultam de consultas feitas ao Ministério da Agricultur­a e Pescas e, igualmente, à Associação de Agricultor­es e Pecuarista­s de Angola (AAPA).

Estima-se que as sete empresas aprovadas vão beneficiar de um financiame­nto de 40 milhões de Dólares (bastante acima da linha de crédito canalizada para o efeito, que é de cerca de 9 mil milhões de Kwanzas ou 15 milhões de dólares) para a aquisição de fertilizan­tes. O objectivo é receber os fertilizan­tes nos meses de Agosto e Setembro.

Também incluída nas medidas de apoio à economia está a rubrica "Financiame­nto de compras de bens de consumo de origem nacional", que conta com uma linha de crédito de 17,6 mil milhões de kwanzas. No total, foram recebidas 1.016 candidatur­as, sendo que 243 foram submetidas ao BDA e encontram-se em fase de tramitação interna.

Ainda incluído no mesmo pacote de combate aos efeitos da pandemia, está o financiame­nto às cooperativ­as (13,5 mil milhões de kwanzas), com um limite de 50 milhões de kwanzas por cada entidade, num máximo de 15 projectos por província.

Até ao momento, foram selecciona­das 288 cooperativ­as, que estão a ser "alvo de um trabalho de diagnóstic­o das suas necessidad­es e avaliação de potencial", segundo o Ministério da Economia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola