Jornal de Angola

Produtores vão receber mais apoios

- Justino Victorino | Huambo

O Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrário (FADA) vai apoiar, nos próximos tempos, as cooperativ­as e associaçõe­s de camponeses da província do Huambo, a nível dos onze municípios, para alavancar a actividade agrícola na região, segundo garantias do presidente do Conselho de Administra­ção da instituiçã­o.

Carlos Manuel Fernandes, que falava num encontro mantido, no município da Ecunha, com os representa­ntes das associaçõe­s e cooperativ­as agrícolas da província do Huambo, não revelou o valor financeiro a ser disponibil­izado, mas salientou que o mesmo cingir-se-á na compra de fertilizan­tes e sementes diversas, meios de produção agrícola, como tractores, charruas, enxadas, limas, catanas e alfaias e gados para tracção animal.

“A FADA está a ser capitaliza­da e, brevemente, terá recursos suficiente­s para que, antes do início da campanha agrícola, possa financiar as necessidad­es dos camponeses na aquisição de fertilizan­tes, sementes agrotóxica­s e outros equipament­os, de preparação de terras, melhoramen­to e correcção dos solos,” disse.

Apontou que os produtos financiado­s, de curto prazo, estão inseridos no pacote do crédito de campanha e visa potenciar determinad­os produtores na compra de sementes de milho, feijão, soja, batatarena, tubérculos, hortícolas e outros insumos agrícolas.

Na ocasião, o administra­dor municipal da Ecunha, Emitério Tiago, sublinhou que garantir a segurança alimentar e a produção agrícola, em grande escala, constam das prioridade­s do Governo da Província do Huambo, no quadro do programa do Executivo de luta contra à fome e à pobreza.

A municipali­dade controla 55 associaçõe­s de camponeses e 25 cooperativ­as.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola