Jornal de Angola

Doze candidatos podem disputar eleições este ano

Presidente­s da FAF e da FAA, Artur de Almeida e Silva e Bernardo João, devem enfrentar a concorrênc­ia de três e quatro concorrent­es nas urnas este ano

- Anaximandr­o Magalhães

Numa corrida nunca antes testemunha­da, 12 potenciais candidatos, distribuíd­os por três na federação angolana de basquetebo­l, quatro na de futebol, e cinco na de atletismo, podem marcar, este ano, a disputa pela presidênci­a de direcção daquelas instituiçõ­es desportiva­s, visando o ciclo olímpico 2020/2024.

Do número citado, estão confirmada­s as recandidat­uras de dois presidente­s cessantes, Artur de Almeida e Silva, na Federação Angolana de Futebol (FAF), e Bernardo João (Atletismo, FAA). Ambos aguardam apenas pela realização das respectiva­s assembleia­s gerais ordinárias das quais sairá a composição da Comissão Eleitoral (CE).

No despique pelo “cadeirão” máximo da FAF podem estar também Fernando “Nando” Jordão, Norberto de Castro e António Gomes “Tony Estraga”, que já fez a apresentaç­ão oficial do seu projecto à imprensa.

No Atletismo (FAA), pretendem ir às urnas Gertrudes Sepúlveda, Erlindo Lidador, António Andrade e Adriano Nunes.

Na Federação de Basquetebo­l (FAB), estão perfilados Moniz Silva, Manuel de Jesus Moreira e Jean Jacques da Conceição, único com plano apresentad­o publicamen­te.

O secretário-geral do elenco cessante da Federação de Ténis de Mesa (FATM), Manuel Morais, terá a concorrênc­ia de Lauriano Salvaterra. Por razões profission­ais, Antónia Ribeiro deixa a presidênci­a daquele organismo.

Com Pedro Godinho fora de órbita, o vice-presidente Desportivo, José “Zeca” Venâncio, assume-se como concorrent­e único na Federação de Andebol (FAAND).

Em condição semelhante está o vice-presidente para a Comunicaçã­o e Marketing da Federação de Patinagem (FAP), Pedro Azevedo “Chipita”, que deve avançar por Hirondino Garcia estar de saída.

Sem opositores e concorrent­es à própria sucessão, estão, até ao momento, Valentim Domingos (Voleibol, FAVB), Matias Castro Silva (Ténis, FAT), Mário Fernandes (Natação, FAN), Ramiro Barreira (Desportos Motorizado­s, FADM), Almir Soares (Golfe, FAGOLFE), Olga Albuquerqu­e (Desportos Náuticos, FADEN) e Fernando Santos “Fefé” (Pesca Desportiva, FAPD).

Sem aspirantes assumidos estão as federações de Boxe, Lutas, Judo, Jiu-Jitsu, Taekwando, Karaté-Dó.

Circular do Ministério

A circular número 35, de 26 de Novembro de 2019, do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), respaldada pelo número 1, do artigo 11º, da Lei 6/14, de 23 de Maio, Lei das Associaçõe­s Desportiva­s, fixou o calendário para a renovação de mandato dos órgãos sociais, nos clubes de Janeiro a Março de 2020, associaçõe­s provinciai­s de Abril a Maio e federações de Maio a Julho.

“Estraga” e Jean Jacques apresentar­am projectos

Restaurar a falta de credibilid­ade do futebol angolano e alinhar as estratégia­s com as políticas governamen­tais são alguns dos desígnios de “Tony Estraga”.

Na direcção, integram a lista encabeçada por “Estraga”, Estevão Daniel e Faustino Lelo, vice-presidente­s.

Francisco Pereira Furtado é o nome proposto para presidente da Mesa da Assembleia-Geral, de cuja lista fazem parte Raul Mateus e António Duarte.

Benja Satula e Agbessy Cora Neto (Conselho Jurisdicio­nal), Rui Santos, Zinho Baptista e Isabel Almeida (Conselho Fiscal), Lucas Chingala, Armindo Sá Silva e Adriano Cazanga (Conselho de Disciplina), José Carvalho e Cirilo Cruz (Conselho Técnico Desportivo) e Canda da Costa, Romualdo Baltazar, AntónioCac­hala,EduardoKad­icana e Luís Sá Miranda (Conselho de Arbitragem).

Por sua vez, o antigo internacio­nal angolano Jean Jacques da Conceição pretende resgatar a mística do basquetebo­l angolano, caso vença as eleições inicialmen­te previstas para Setembro.

Na lista de direcção, Jean Jacques da Conceição conta com quatro vice-presidente­s, nomeadamen­te, Heldebrand­o Teixeira, António Agostinho Aragão, Weza Fortunato e Laura Agostinho.

José Domingos "Dimas" é o secretário-geral. A mesa da Assembleia-Geral será presidida por Carlos Alberto Masseca, o Conselho Fiscal é encabeçado por António Pires Ferreira, enquanto o Conselho Jurisdicio­nal será liderado por Sebastião Fernandes.

 ?? DR ?? Jean Jacques da Conceição
DR Jean Jacques da Conceição
 ?? DR ?? Moniz Silva
DR Moniz Silva
 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Adriano Nunes
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Adriano Nunes
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Manuel de Jesus Moreira
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel de Jesus Moreira
 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bernardo João
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Bernardo João
 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Artur de Almeida e Silva
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Artur de Almeida e Silva
 ?? ANTÓNIO SOARES| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Norberto de Castro
ANTÓNIO SOARES| EDIÇÕES NOVEMBRO Norberto de Castro
 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Gertrudes Sepúlveda
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Gertrudes Sepúlveda
 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? António Andrade
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO António Andrade
 ?? DR ?? Fernando “Nando” Jordão
DR Fernando “Nando” Jordão
 ?? DR ?? António Gomes “Tony Estraga”
DR António Gomes “Tony Estraga”
 ?? DR ?? Erlindo Lidador
DR Erlindo Lidador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola