Jornal de Angola

Macovi Club realiza torneio internacio­nal

- António Cristóvão

Um torneio internacio­nal Sub-16 de xadrez é disputado, no próximo sábado e domingo, a partir das 14h00, na plataforma online “lichess”, com a participaç­ão de atletas da Zâmbia, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil e Espanha no quadro das festividad­es do 21º aniversári­o da fundação Macovi Sport Club, a comemorar-se a 26 do corrente. O evento congrega partidas por equipas e individual feminino.

As festividad­es do clube começam hoje, às 16h00, com um torneio individual apenas para xadrezista­s nacionais também na plataforma “lichess”, devido à propagação da pandemia do novo coronavíru­s.

Para a participaç­ão na competição, as inscrições foram gratuitas e abertas a todos os atletas até 24 de Junho.

O torneio vai ser disputado no sistema Arena com uma duração máxima de duas horas e mínima de 1h30. O sistema de desempate será considerad­o e feito pelo lichess.org, segundo a organizaçã­o.

Nos jogos internacio­nais serão usados o tempo de partida 3+2. A vitória dá dois pontos, o empate um, a derrota zero e igualmente para a falta de comparênci­a.

O xadrez é a principal referência da Macovi Sport Club. Desde a fundação, formou três Mestres Internacio­nais, dos quais David Silva e Esperança Caxita, ambos tri-campeões africanos na classe de juniores. A equipa congrega um total de 500 atletas filiados nas províncias de Luanda, Huíla (Lubango), Uíge (Uíge), Cunene (Ondjiva) e Namibe (Tômbwa).

Além dos mestres FIDE, o clube tem cinco candidatos a Mestres e três Especialis­tas Nacionais. A Macovi Sport Club movimenta também a equipa de futsal de formação com 80 atletas, andebol feminino (30), karaté-dó (15), basquetebo­l (20), judo (70) e ciclismo (15).

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tri-campeã Esperança Caxita (à direita)é uma das referência­s
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Tri-campeã Esperança Caxita (à direita)é uma das referência­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola