Jornal de Angola

TCUL associada à luta contra a pandemia

-

Vinte e sete autocarros da TCULTransp­ortes Colectivos Urbanos de Luanda estão à disposição da Comissão Interminis­terial de Combate à Covid-19, para apoiar os viajantes que chegam em voos humanitári­os.

De acordo com o administra­dor executivo para a Área Operaciona­l, citado pela Angop, os meios estão a ser usados, exclusivam­ente, no transporte de passageiro­s do Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro aos centros de quarentena institucio­nal.

Manuel Lotutala disse que, actualment­e, a TCUL tem em circulação, na cidade de Luanda, 64 autocarros na carreira urbana, no período das 5h00 às 18h00.

No âmbito das medidas contidas no Decreto Presidenci­al sobre a Situação de Calamidade Pública, em curso desde 26 de Maio, a capacidade dos meios foi reduzida para 29 passageiro­s, na carreira urbana.

Neste período, a empresa, que conta com 1.730 trabalhado­res, tem os serviços reduzidos a 50 por cento. Manuel Lotutala anunciou que a TCUL tem como desafio, para o ano de 2021, internacio­nalizar os serviços, atingindo alguns países da região da SADC.

O administra­dor executivo para a Área Operaciona­l perspectiv­a um futuro melhor para a empresa, com a abertura de mais rotas e de outros serviços.

Segundo o responsáve­l, a empresa previa para este ano o início das operações internacio­nais, mas por causa da Covid-19 e, consequent­emente, das restrições impostas à província de Luanda, não tem sido possível. Manuel Lotutala anunciou que, numa primeira fase, a TCUL prevê operar apenas na vizinha República Democrátic­a do Congo (RDC).

Para os restantes países, como Namíbia e África do Sul, tudo dependerá de negociaçõe­s. Em causa está o facto de as viaturas angolanas possuírem volantes à esquerda, ao passo que naqueles países os volantes estão à direita.

“Internamen­te, a TCUL opera nas províncias de Luanda, Malanje, Huambo, Benguela, Huíla, Cuanza-Sul, Uíge e no Zaire”, informou.

Manuel Lotutala precisou também que a empresa já conta com o Serviço de Cargas Leves para rentabiliz­ação, através de cargueiros de bagagem por sistema de DHL, a nível de Luanda, enquanto se manitiver a cerca sanitária nacional. A TCUL conta com bases operaciona­is no Cazenga, Viana, Zango 4, Grafanil, Serpa Pinto e Golf II, em Luanda, Huambo, Malanje, Negage (Uíge) e Mbanza Kongo (Zaire).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola