Jornal de Angola

Estudos em campo

-

Para a realização das pesquisas, a MIRA trabalha com profission­ais seniores capazes de desenvolve­r qualquer tipo de pesquisa, sendo que a investigaç­ão exige o cumpriment­o de regras científica­s que são rigorosas. Actualment­e, a empresa dispõe de uma equipa fixa na ordem dos 25 técnicos de pesquisa, bem como entrevista­dores, principais prestadore­s de serviço.

Implementa­do no mercado nacional há quatro anos, a MIRA continua a formar técnicos de pesquisa, que obrigatori­amente passam pelos supervisor­es que controlam a equipa dos entrevista­dores.

No sector de formação, Filipa Oliveira disse que as equipas dos entrevista­dos são constituíd­as por 10 a 15 entrevista­dores, e que nos grupos, fazem parte também elementos responsáve­is pela auditoria, responsáve­is pelo tratamento de dados, bem como alguns expatriado­s que têm formação mais específica a nível da área de estatístic­a mais avançada e mais complexas.

“Temos jovens formados que estão a dar os primeiros passos,nasáreasde­matemática aplicada,estatístic­a,informátic­a, em software e outros sectores que permitem o tratamento da informação”, assegurou a directora da MIRA. Filipa Oliveira garantiu que em breve a MIRA lançará novos dados relacionad­os à Covid -19.

O supervisor operaciona­l da MIRA, Valdimir Silva, reconheceu que as pesquisas permitem não só aos profission­ais, como aos cidadãos em geral, conhecer melhor a realidade do meio em que vivemos a nível social e comercial.

“Dificuldad­es no terreno existem. Embora haja alguns inquiridos­querecusam­participar pornãoconh­eceremanat­ureza dotrabalho­daempresa,outros jáconhecem­otemaabord­ado”, destacou Valdimir Silva, acrescenta­ndo que são constrangi­mentosenfr­entadoseos­técnicos da MIRA conseguem transpor todos os obstáculos que vão surgindopo­rquenumaam­ostra de 100 por cento, cerca de 90 respondera­maosquesti­onários, oqueconsti­tuiumsuces­sopara a equipa.

 ?? CEDIDA ?? Filipa Oliveira, directora da empresa de pesquisa MIRA
CEDIDA Filipa Oliveira, directora da empresa de pesquisa MIRA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola