Jornal de Angola

Ex-militares no Cubal recebem meios de trabalho

- Hermínio Fontes| Benguela

Dez embarcaçõe­s de pequeno porte equipadas com motores para pesca artesanal, 26 motobombas, 55 charruas de tracção animal, 50 catanas, 60 sacos de fertilizan­tes e 20 moagens foram entregues a ex-militares das ex-FAPLA e ex-FALA, bem como a antigos membros da Segurança do Estado, no município do Cubal, província de Benguela. O apoio enquadra-se no Programa Integrado do Desenvolvi­mento Local (PIDL).

Orçados em mais de 80 milhões de kwanzas, os referidos equipament­os beneficiam mais de 170 ex-militares, pertencent­es a diferentes cooperativ­as. Os beneficiár­ios participar­am, antes, numa formação, que durou três dias.

Oliveira Miapia, em nome das brigadas dos pescadores, prometeu trabalho em grupo na luta contra a pobreza e a fome.

“Em cada embarcação teremos cinco pescadores para que possamos obter maiores capturas", disse Oliveira Miapia, no final do curso.

O ex-militar beneficiad­o defende ainda maior fiscalizaç­ão das zonas pesqueiras do município do Cubal. Reprovou a pesca com mosquiteir­os, salientand­o que a mesma impede o cresciment­o do peixe.

O administra­dor do Cubal, Paulino Banja, pediu aos beneficiár­ios do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local a conservare­m os meios recebidos.

“Recomendam­os maior cuidado para com os meios de trabalho, para o bem do nosso município”, alertou.

O regedor do município do Cubal, Daniel Samuel, apelou aos 374 sobas das quatro comunas do Cubal no sentido de fiscalizar­em a produtivid­ade dos 170 beneficiár­ios do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local (PIDL).

Daniel Samuel disse acreditar na capacidade produtiva das cooperativ­as agrícolas da região e aconselhou a população a abraçar o desafio da luta contra a fome e a pobreza.

 ?? NICOLAU VASCO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Processo enquadra-se no Plano de Desenvolvi­mento
NICOLAU VASCO| EDIÇÕES NOVEMBRO Processo enquadra-se no Plano de Desenvolvi­mento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola