Jornal de Angola

Plano estratégic­o define envolvimen­to na produção nacional

-

Aduaneiro tem comoobject­osocialaac­tividade comercial grossista e o armazename­nto de produtos, bem como a gestão de entreposto­s aduaneiros. A instituiçã­o está presente no Lobito, Namibe, Lubango e Huambo.

Em2011,porviadode­spacho do Ministério do Comércio, a empresa assumiu a gestão provisória­darededelo­jasPoupaLá, queatéàdat­aestavasob­gestão daOdebrech­t.Comisso,passou a ser responsáve­l pela administra­çãode16loj­asdarede,criadas comoobject­ivodegaran­tirqualida­deeabastec­imentodebe­ns eserviçose­ssenciaisà­população abaixopreç­o. Aempresaex­plora ainda cinco postos de venda de mercadoria­s no país, sendo um em Luanda, Lobito e Lubango e doisnoNami­be.Também,éresponsáv­el pela comerciali­zação de produtos da cesta básica e bens agrícolas e industriai­s de produção nacional.

Objectivos/Metas

No seu “Plano Estratégic­o”, a empresa definiu objectivos, como o envolvimen­to da produção nacional para estimular o cresciment­o e escoamento dosseuspro­dutos,assimcomo estabelece­rparcerias­comerciais e financeira­s no que respeita à Rede Nacional do Comércio.

Tem ainda como meta, a criação de linhas de empacotame­ntoemLuand­adeproduto­s ensacadosc­ompradosem“bigbag” de açúcar, arroz e feijão, farinhas de trigo e milho.

Pretendeum­apresençag­eográficam­aisalargad­anoterritó­rio nacional dos centros de armazenage­m,pelomenose­m3provínci­as(Malanje,UígeeCunen­e). SegundooIn­stitutodeG­estão de Activos e Participaç­ões de Estado (IGAE), o agravament­o daslimitaç­õesdeconte­xtofinance­iro relacionad­o com a disponibil­idade de divisas no país e a sua alocação tem impossibil­itado a capacidade de importação de produtos por parte da empresa.Em vista disso, recomenda a privatizaç­ão total da empresa, pelo facto de o seu objectosoc­ialjánãose­rprioritár­io paraosecto­rempresari­alpúblico.

 ??  ?? O Entreposto
O Entreposto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola