Jornal de Angola

Nagasaki apela ao fim das armas nucleares

-

A cidade japonesa de Nagasaki assinalou, ontem, o 75.º aniversári­o do bombardeam­ento atómico com apelos às potências nucleares para abrirem o caminho para um mundo sem estas armas, cuja ameaça se está a tornar mais real.

Na declaração lida na cerimónia em memória das vítimas do ataque dos Estados Unidos, o presidente da Câmara de Nagasaki ,Tomihisa Taue, apelou aos líderes dos países que vão participar na próxima conferênci­a de revisão do Tratado de Não-Proliferaç­ão Nuclear (TNP) “a mostrarem um caminho viável para o desarmamen­to nuclear efectivo.

Taue recordou que 2020 marca meio século desde a entrada em vigor deste tratado, mas adiantou que “nos últimos anos tem havido um aumento de retracção dos Estados dotados destas armas nucleares nas promessas de desarmamen­to e eliminação do Tratado sobre as Forças Nucleares de Interesse Intermédio, ou INF”.

O presidente da Câmara de Nagasaki, a segunda cidade e até agora a última cidade a ser atacada por armas nucleares, observou que, além disso, estão a ser feitos progressos no desenvolvi­mento de novas armas nucleares, mais sofisticad­as, pequenas e fáceis de usar, tornando “cada vez mais real a ameaça da utilização de armas nucleares”.

Presente na cerimónia, o Primeiro-Ministro japonês, Shinzo Abe, reiterou o compromiss­o do Japão em alcançar um mundo sem armas atómicas, mas, como em Nagasaki, três dias antes, evitou referir-se ao pacto de proibição destes dispositiv­os, do qual não é signatário. O Japão é um dos países sob o guarda-chuva nuclear dos Estados Unidos.

Há precisamen­te 75 anos, os EUAlançava­masegundab­omba atómicanoJ­apão,destavezso­bre Nagasaki que causou a morte a cerca de 74 mil pessoas, mais decemmilfe­ridoseades­truição dacidade,levandoàca­pitulação do Japão e ao fim da Segunda Guerra Mundial. O apelo em Nagasaki surgiu três dias depois dofeitoemH­iroshima,queassinal­ou,naquinta-feira,o75ºaniver­sário do bombardeam­ento atómico da cidade causando 140 mil mortos.

 ?? DR ?? Os japoneses e o mundo inteiro recordaram, ontem, Nagasaki
DR Os japoneses e o mundo inteiro recordaram, ontem, Nagasaki

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola