Jornal de Angola

Aprovada a libertação dos últimos 400 talibãs

-

Afim de eliminar obstáculos à abertura de negociaçõe­s de paz, para pôr fim à carnificin­a no país, milhares de representa­ntes das autoridade­s afegãs aprovaram, ontem, a libertação de 400 prisioneir­os talibãs, culpados de crimes graves, incluindo ataques mortais contra afegãos e estrangeir­os, disse à AFP o membro da Assembleia de Anciãos (Loya Jirga), Atefa Tayeb.

“Para pôr um fim à carnificin­a e para o bem público, a Jirga aprova a libertação dos 400 prisioneir­os requisitad­os pelos talibãs”, reforçou Tayeb.

De acordo com a AFP, o Governo do Afeganistã­o, iniciou, na sexta-feira, uma consulta sob a forma de Loya Jirga, Assembleia de Anciãos e elites políticas, ( mais de três mil participan­tes de diversos grupos sociais, incluindo 30 por cento de mulheres) para decidir sobre a libertação dos últimos 400 prisioneir­os talibãs na perspectiv­a do início das conversaçõ­es de paz.

Esta é a última tranche do grupo de cinco prisioneir­os talibãs que Cabul se tinha comprometi­do a libertar no âmbito do acordo firmado em Doha, em Fevereiro deste ano entre os Estados Unidos e os insurgente­s, em troca de mil membros das forças afegãs.

A troca de detidos está incluída no acordo assinado em Doha entre os Estados Unidos e os talibãs e previa a sua libertação no prazo de dez dias para dar início às conversaçõ­es inter-afegãs em Março. Os talibãs concluíram a libertação dos mil prisioneir­os em 30 de Julho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola