Jornal de Angola

Polícia Nacional detém 80 cidadãos por violação das medidas de prevenção

-

Oitenta cidadãos foram detidos no município do Cazengo, província do Cuanza-Norte, por violarem as medidas de prevenção e combate à Covid-19.

A informação foi dada pelo comandante da Polícia no Cuanza-Norte, comissário António da Conceição Neto, aos participan­tes à primeira sessão extraordin­ária do Conselho Provincial de Auscultaçã­o da Comunidade, que decorreu naquela cidade, sob orientação do governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho.

António Neto prestou tal informação quando fazia o ponto da situação de segurança pública da província, durante a vigência do Decreto Presidenci­al nº 184/20, de 8 de Julho, que instituiu cerca sanitária ao município do Cazengo e província de Luanda.

Adiantou que do total dos cidadãos, 63 foram detidos por não usarem a máscara facial e seis por violação da cerca sanitária.

Constam ainda 11 cidadãos detidos por violação do horário de atendiment­o dos estabeleci­mentos comerciais, dos quais oito foram julgados e condenados a três meses de prisão, com pena suspensa, cada um.

O comandante da Polícia acrescento­u que durante este período foram também aplicadas multas no valor de 315 mil kwanzas, por desobediên­cia à obrigatori­edade do uso da máscara, e 120 mil kwanzas por violação do horário de funcioname­nto dos estabeleci­mentos comerciais.

Disse que para manter a inviolabil­idade da cerca sanitária foram montadas 16 barreiras policiais na cidade de Ndalatando e arredores.

Foram também montados seis postos de fiscalizaç­ão nas áreas do Zenza-do-Itombe (limite Luanda/Cuanza-Norte), Kiamafulo (limite entre Cuanza-Norte e Cuanza- Sul), bem como nas áreas de Lucala II, Cambondo, Cabinda e Pedreira, respectiva­mente nos limites entre Cazengo e os municípios de Cambambe, Golungo Alto e Lucala.

Estes postos de controlo permitiram o rastreamen­to, através de aferição de temperatur­a, a 17. 527 cidadãos, dos quais 239 estrangeir­os, e a sensibiliz­ação de 10.020 pessoas sobre as medidas de prevenção e combate à Covid-19.

Salientou que as acções foram realizadas no decurso de uma operação denominada “Calamidade”, que incluiu os 10 municípios da província, com o objectivo de impor o cumpriment­o das medidas de prevenção ao novo coronavíru­s, constantes do Decreto Presidenci­al 184/20, de 8 de Julho.

A operação consubstan­ciouse na recolha de cidadãos que circulavam na via pública sem máscaras faciais e sem motivo.

Durante a acção, foram também encerrados diversos estabeleci­mentos comerciais que procediam vendas fora do horário recomendad­o, bem como dispersado­s alguns ajuntament­os resultante­s de convívios familiares e outros.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola