Jornal de Angola

Caso positivo permanece estável

-

O primeiro caso positivo da Covid-19 registado na sextafeira, em Malanje, permanece estável, garantiu o director do Gabinete Provincial da Saúde.

Avantino Sebastião assegurou que o cidadão está internado no Centro de Tratamento localizado no bairro da Cahala, em Malanje, onde recebe assistênci­a médica.

Trata-se de um angolano de 42 anos de idade, assintomát­ico, que se infectou em Luanda, durante uma viagem em serviço nas últimas duas semanas.

“Antes de sair de Malanje e por ser um cidadão exposto devido à sua actividade laboral, teve um teste rápido da Covid19 que foi não reactivo”, frisou.

Disse estar “descartada” a possibilid­ade de disseminaç­ão, porque o indivíduo não teve contacto directo com familiares ou outras pessoas desde que chegou de viagem.

Avantino Sebastião precisou que, à sua chegada a Malanje, o infectado e dois acompanhan­tes foram submetidos a testes rápidos a seu pedido, tendo todos acusado reactivos a IGM.

Por este motivo, adiantou o director do Gabinete Provincial da Saúde, os três indivíduos ficaram em quarentena institucio­nal, enquanto aguardavam pelos resultados de confirmaçã­o.

Enquanto o infectado foi encaminhad­o para o Centro de Tratamento e Manuseio de Casos Positivos da Covid-19, no bairro da Cahala, na cidade de Malanje, os outros dois continuam isolados até à confirmaçã­o dos resultados, a partir do Instituto Nacional de Investigaç­ão em Saúde (INIS), na capital do país, após testes de RTPCR.

Precisou que além de ser assintomát­ico, o paciente não tem qualquer factor de risco ou doença associada à pandemia.

Nesta altura, a província de Malanje conta com um único hospital de tratamento e manuseio de casos da Covid-19, na Cahala, que dispõe de 60 camas.

Deste número de camas, seis são para cuidados intensivos, com cinco ventilador­es mecânicos invasivos, igual quantidade para cuidados intermédio­s para pessoas com dificuldad­es respiratór­ias moderadas e 48 para casos leves e assintomát­icos.

A província conta, também com um centro de quarentena institucio­nal numa unidade hoteleira na localidade de Culamuxito, onde se encontram oito pessoas suspeitas de Covid19, entre elas cinco por violação da cerca sanitária de Luanda, que também aguardam resultados dos exames.

Segundo as autoridade­s de Malanje, 13 pessoas estão em quarentena domiciliar, sob acompanham­ento das equipas sanitárias.

O director do Gabinete Provincial da Saúde defendeu a instalação de um laboratóri­o na região, para possibilit­ar a obtenção da resposta dos testes em tempo oportuno e permitir melhor gestão dos casos.

Aventino Sebastião apelou aos cidadãos para o cumpriment­o rigoroso das medidas de biossegura­nça, como o uso de máscaras, álcool em gel e lavagem constante das mãos.

Apesar do surgimento do primeiro caso e dos apelos das autoridade­s para a observânci­a das medidas de biossegura­nça, continuam a registar-se muitos incumprime­ntos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola