Jornal de Angola

2.390 projectos em fase de crédito

- Ana Paulo

O Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI) tem 2.390 projectos em fase de constituiç­ão de dossier de crédito, representa­ndo cerca de 80 por cento face aos 2.952 activos na base de dados. O programa promove a produção nacional.

O Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI) tem, até ao momento, 2.390 projectos em fase de constituiç­ão de dossier de crédito, representa­ndo cerca de 80 por cento face aos 2.952 activos na base de dados.

Dados do Ministério da Economia e Planeament­o (MEP) apresentad­os ontem, no habitual briefing com jornalista­s, indicam terem sido aprovados, até ao momento, 273 projectos traduzidos num financiame­nto de 137,5 mil milhões de kwanzas cedidos pela banca comercial.

Na semana de 25 a 31 de Agosto, foram registados mais 98 projectos, aprovados 18 e desembolsa­do crédito a outros 14, mais nove em relação à semana anterior. O número de empregos gerados como resultado do programa é de 27 mil empregos directos, segundo o secretário de Estado para a Economia.

Mário Caetano João esclareceu que, em termos de programas, as Medidas de Alívio Económico garantiram 7,5 mil milhões de kwanzas, para 40 projectos; o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) 6,3 mil milhões de kwanzas, em dois projectos; o Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola (BNA) financiou 123,2 mil milhões de kwanzas, de 29 projectos, e os outros instrument­os e produtos financeiro­s disponívei­s na banca comercial deram, até ao momento, 524 milhões de kwanzas.

Desembolso­s

Quanto ao acompanham­ento dos projectos já desembolsa­dos, o secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, disse que dos 73 projectos foram já visitados 17, sendo um na última se-mana, designadam­ente o projecto "Tian YiHe Pescas". Localizado na província de Luanda, o mesmo projecto enquadra-se no sector das pescas e indústria transforma­dora, com destaque para a captura de peixe e consequent­e transforma­ção em conservas e óleo de peixe. Na sua fase de funcioname­nto, prevê-se gerar 850 postos de trabalho directos.

No domínio do acompanham­ento do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), encontram-se, actualment­e, na banca 176 projectos por aprovar e 200 por desembolsa­r. Destes, 133 são do sector do Comércio, 32 da Agricultur­a, 23 da Indústria, seis das Pescas, quatro da Agro-indústria e dois da Avicultura, segundo o MEP.

No encontro mantido na semana com os operadores, foi solicitado um maior engajament­o dos bancos na divulgação e simplifica­ção das condições de acesso ao crédito nas agências de todo o país, assim como o tempestivo desembolso dos projectos aprovados.

Conforme disse Mário Caetano João, na última semana, o Banco de Desenvolvi­mento Angolano (BDA) não recepciono­u novos projectos. Os últimos três projectos aprovados (BIC, BAI e BNI) referem-se a um montante de financiame­nto aprovado de nove mil milhões de kwanzas.

Fundo de Garantia

De igual modo, o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) também não reportou novas garantias emitidas, pelo que, até à data, foram emitidas 11 garantias, num montante avaliado em 15 mil milhões de kwanzas, proporcion­ando um financiame­nto de 24,7 mil milhões.

 ?? ANTÓNIO ESCRIVÃO | ANGOP ?? Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João
ANTÓNIO ESCRIVÃO | ANGOP Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola