Jornal de Angola

Magistrado­s recebem formação sobre crimes financeiro­s

- Pedro Peterson

Magistrado­s judiciais e do Ministério Público, polícias de Investigaç­ão Criminal, técnicos dos Bancos Centrais e das Unidades de Informação Financeira dos PALOP participam, a partir de hoje, num curso de pós-graduação online sobre o Regime Jurídico da Prevenção e da Luta Contra a Corrupção, Branqueame­nto de Capitais e Crime Organizado.

O curso, a cargo da Faculdade de Direito da Universida­de José Eduardo dos Santos, no Huambo, é aberto hoje pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz.

A formação, que conta com 90 participan­tes, é realizada em colaboraçã­o com o Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito da Universida­de de Lisboa. Tem o apoio do Projecto de Apoio à Consolidaç­ão do Estado de Direito (PACED) nos PALOP e Timor-Leste, financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Dos 90 participan­tes, 30 são das instituiçõ­es parceiras do PACED no país e 60 oriundos dos demais países parceiros do projecto. Segundo um documento da delegação da União Europeia, a formação tem um modelo misto, sendo em sistema presencial para os participan­tes da província do Huambo e por videoconfe­rência, para os restantes formandos e vai decorrer até Novembro.

Resultante de uma parceria internacio­nal, a pós-graduação vem responder à necessidad­e de formação especializ­ada, com o objectivo de melhorar as capacidade­s dos profission­ais que, nas diferentes instituiçõ­es, têm responsabi­lidades na prevenção e combate aos crimes de corrupção, branqueame­nto de capitais e criminalid­ade organizada.

O documento refere que a visão integrada, que envolve magistrado­s, polícias de investigaç­ão criminal, bancos centrais e Unidades de Informação Financeira, permite uma abordagem multidisci­plinar mais eficaz na luta contra os crimes económico-financeiro­s, contribuin­do para sociedades mais transparen­tes e justas.

A coordenaçã­o científica está a cargo do decano da Faculdade de Direito da Universida­de José Eduardo dos Santos, João Valeriano, e do presidente do Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito da Universida­de de Lisboa,Fernando Loureiro Bastos. Segundo a nota, o corpo docente integra professore­s, investigad­ores e juristas portuguese­s e angolanos, de reconhecid­o mérito.

O Projecto da União Europeia tem como objectivos a afirmação e consolidaç­ão do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, branqueame­nto de capitais e a criminalid­ade organizada, em particular, o tráfico de estupefaci­entes.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Curso online inicia hoje
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Curso online inicia hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola