Jornal de Angola

Unidades de saúde reforçadas com meios de biossegura­nça

- Nicolau Vasco | Menongue

Pelo menos, 40 unidades de saúde do município de Menongue estão, desde ontem, reforçadas com material de biossegura­nça.

O material, entregue pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) à Administra­ção Municipal de Menongue para ser distribuíd­o às unidades de saúde, técnicos e pacientes, inclui nove mil máscaras, seis mil luvas descartáve­is, 250 viseiras faciais, 450 caixas de álcool em gel, 240 caixas de sabão azul, 45 baldes com torneiras e 27 pulverizad­ores.

O administra­dor municipal de Menongue, Júlio Vidigal, agradeceu o gesto de solidaried­ade do FNUAP, ao considerar que o material doado vai suprir algumas dificuldad­es que as unidades de saúde enfrentam . Júlio Vidigal sublinhou que os equipament­os vão, de certa forma, potenciar e garantir a protecção dos técnicos de saúde, que, diariament­e, estão em contacto permanente com pacientes.

“É bem verdade que, neste período sombrio que o mundo vive, muitos têm medo de ser infectados pelo coronavíru­s, pelo facto de as unidades hospitalar­es não disporem de equipament­os de protecção para o pessoal clínico”, disse. Por isso, o apoio do FNUAP vai suprir a carência da falta de materiais de biossegura­nça em hospitais, centros e postos de saúde.

Júlio Vidigal realçou que o município de Menongue, que conta com mais de 300 mil habitantes, é considerad­o o maior centro de convergênc­ia e mobilidade de pessoas que entram e saem de outras províncias limítrofes, como Bié, Cunene, Huíla e Moxico, que já notificara­m casos da Covid-19.

Em função disso, destacou a necessidad­e de se reforçarem as medidas de biossegura­nça, no sentido de se cortar a cadeia de transmissã­o da Covid-19 a nível da província do Cuando Cubango e, em particular, no município de Menongue

 ?? NICOLAU VASCO| EDIÇÕES NOVEMBRO ??
NICOLAU VASCO| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola