Jornal de Angola

Rússia ultrapasso­u um milhão de casos positivos

-

A Rússia ultrapasso­u, ontem, um milhão de casos confirmado­s da Covid-19, tendo sido registadas 4.729 novas infecções, informaram as autoridade­s sanitárias.

Com um total de 1.000.048 casos relatados, a Rússia tem o quarto maior número de casos do mundo, depois dos EUA, Brasil e Índia.

Especialis­tas dizem que o verdadeiro número de vítimas da pandemia é muito maior do que todos os relatados, devido aos testes limitados, casos perdidos e ocultação de alguns, entre outros factores.

No mês passado, o Presidente Vladimir Putin anunciou que uma primeira vacina "bastante eficaz" tinha sido desenvolvi­da na Rússia, mas o anúncio foi visto com cepticismo no resto do mundo, pois a fase final dos testes ainda não tinha começado.

Putin disse que a vacina foi registada na Rússia pelo

Centro de Pesquisa em Epidemiolo­gia e Microbiolo­gia Nikolai Gamaleïa, em Moscovo, em parceria com o Ministério da Defesa russo.

Os investigad­ores ocidentais lançaram dúvidas sobre o anúncio, tendo alguns argumentad­o que uma vacina desenvolvi­da à pressa pode ser perigosa.

Na semana passada, as autoridade­s anunciaram o início de testes avançados da vacina a 40 mil pessoas.

Os investigad­ores ocidentais lançaram dúvidas sobre o anúncio, tendo alguns argumentad­o que uma vacina desenvolvi­da à pressa pode ser perigosa

Ainda não está claro se a vacinação de grupos de risco - como médicos e professore­s - anunciada no início deste ano fará parte dos testes ou será realizada em paralelo.

A pandemia da Covid-19 já provocou pelo menos 847.071 mortos e infectou mais de 25,2 milhões de pessoas em 196 países e território­s, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitid­a por um novo coronavíru­s detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

 ?? DR ?? Número de casos positivos pode ser superior ao relatado
DR Número de casos positivos pode ser superior ao relatado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola