Jornal de Angola

Sector petrolífer­o absorve a maior fatia das isenções

-

O valor das isenções aduaneiras atingiu, no primeiro trimestre do ano em curso, 88,1 mil milhões de kwanzas, de acordo com os números publicados pela Administra­ção Geral Tributária (AGT). O sector petrolífer­o foi o principal beneficiár­io com um saldo de 27,4 mil milhões de kwanzas, representa­ndo 31 por cento do total.

No seu boletim de Agosto, a AGT informa que, em média, as isenções consumiram 55 por cento de arrecadaçã­o aduaneira do primeiro trimestre. O valor das isenções do imposto industrial cifrou-se em 39 milhões de kwanzas.

O pagamento das empresas que aderiram ao Regime Excepciona­l de Regulariza­ção da Dívida Tributária (RERDT), para a componente fiscal, atingiu 49,8 mil milhões de kwanzas (valor preliminar).

Os grandes contribuin­tes participar­am na rubrica com 39,5 mil milhões de kwanzas, estando ainda em dívida 115 mil milhões.

Pagamento das empresas

O pagamento das empresas que aderiram ao regime para a componente aduaneira somou 1,2 mil milhões de kwanzas (valor preliminar). A quarta região tributária que compreende as províncias de Benguela, Cuanza-Sul, Huambo e Bié foi a que mais receitas arrecadou com um valor de 854 milhões.

A receita fiscal acumulada atingiu 432,4 mil milhões, um aumento de 38,6 por cento face ao mesmo período de 2019. Este aumento, segundo o boletim, deveuse, sobretudo, à boa performanc­e da generalida­de dos impostos, com destaque para o IRT, IVA e o Imposto Industrial, respectiva­mente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola