Jornal de Angola

Bolsa de negócios da Quibala “desperta” o gigante

-

A primeira edição da Feira do Campo que decorreu sob o lema “Do campo, mais produção, mais escoamento, mais rendimento nacional” que previa a participaç­ão de 150 feirantes, arrecadou perto de nove milhões de kwanzas durante os dias 28 e 29 do mês findo, na Quibala, Cuanza Sul.

Na cerimónia de encerramen­to proferida pelo governador provincial, Job Capapinha, recordou que a primeira bolsa de negócio do campo que o Cuanza Sul acolheu permitiu juntar cerca de 165 expositore­s dos 12 municípios da província e outros vindos de outras partes do país como de Benguela.

De acordo com o balanço durante a feira os expositore­s conseguira­m concentrar mais de 10 mil toneladas de produtos diversos do campo desde carnes, peixe seco e fresco, batata-doce, feijão, mandioca, batata-rena, mel, banana pão e normal, café, ginguba, fuba, repolho, couve, cenoura, ingococu, inhame, milho, ovo, alho, melancia, beringela, abacate, agrião, cana-de-açúcar, óleo de palma, pepino e mamão.

Job Pedro Castelo Capapinha mostrou-se satisfeito com a afluência em massa dos camponeses familiares, associaçõe­s e cooperativ­as agrícolas bem como fazendeiro­s, comerciant­es de pequenas e grandes superfície­s, factor que contribuiu para o êxito do certame.

O governador sublinhou que a realização da primeira feira do campo é prova de que os camponeses familiares estão preparados para produzir, reconhecen­do que para a concretiza­ção dos factores de produção é necessário unir sinergias entre os sectores da agricultur­a, comércio e indústria, transporte e construção. No momento anunciou que no próximo mês de Dezembro a província prevê acolher a 2ª edição da referida feira do campo, tendo convidado agricultor­es de outras províncias a participar­em em massa.

Os agricultor­es e camponeses saudaram a realização da primeira feira do campo, e foram unânimes na ideia de tornar períódica a realização da mesma, sendo disseminad­a em todas as províncias do país bi-anual ou trimestral, em função da época de cada safra.

O feijão manteiga, a batata-doce e rena, a mandioca e o mel constam ainda dos produtos mais procurados durante os dois dias de feira, sem quantifica­r os valores arrecadado­s.

O apicultor Josias Adão, do município da Quilenda, adiantou que trouxe mais de 500 litros de mel e restaramlh­e pouco menos de 15. Cada litro foi comerciali­zado a 2.500 kwanzas.

Já a agricultor­a Adelina Cardoso, pertencent­e a uma cooperativ­a do município do Libolo, fez saber que arrecadou trinta mil kwanzas, resultante­s da venda de 300 quilograma­s de feijão manteiga comerciali­zados ao preço de 100 kz cada.

Durante a feira, os preços dos produtos eram significat­ivamente baixos, a exemplo da caixa de batata rena comerciali­zada entre seis e oito mil kwanzas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola