Jornal de Angola

Presidente ordena morte de traficante­s de droga

-

O Presidente filipino, Rodrigo Duterte, ordenou publicamen­te ao principal responsáve­l da alfândega disparos e morte de traficante­s de droga, numa das mais contundent­es ameaças, noticiou, ontem a Lusa.

Duterte deu a ordem ao comissário da Alfândega, Rey Leonardo Guerrero, durante uma reunião do gabinete sobre a pandemia do novo coronavíru­s na noite de segunda-feira.

Guerrero, um general reformado do Exército e ex-chefe do Estado-Maior militar, não estava por perto quando Duterte falou sobre o assunto, mas o Presidente disse que se havia encontrado com Guerrero e dois oficiais, na segundafei­ra, no Palácio presidenci­al em Manila.

“A droga ainda está a entrar no país pela alfândega”, disse Duterte, acrescenta­ndo que já havia aprovado o pedido de armas de fogo feito por Guerrero. “Eu aprovei a compra de armas de fogo e até agora não matou ninguém? Eu disselhe (a Guerrero): Limpe-os”, afirmou Duterte.

“Eu disse-lhe directamen­te que as drogas ainda estão a entrar. Gostaria que matasse e vou apoiá-lo e não vai ser preso. Se forem drogas, dispare e mate. Esse é o acordo'”, sublinhou Duterte, sem entrar em mais detalhes. A campanha anti-drogas promovida por Duterte tem sido uma peça central da Presidênci­a.

Duterte tem negado veementeme­nte ter autorizado execuções extrajudic­iais, mas ameaça repetidame­nte e abertament­e os traficante­s de drogas com a morte.

O Presidente e a Polícia Nacional, que lidera a campanha anti-drogas, disseram que a maioria dos suspeitos mortos pela Polícia haviam ameaçado a vida dos agentes de segurança.

Mais de 5.700 suspeitos de delitos de drogas, na sua maioria pobres, foram mortos sob a repressão anti-drogas de Duterte, que alarmou grupos de direitos humanos e os Governos ocidentais, motivando um inquérito a supostos crimes contra a Humanidade no Tribunal Criminal Internacio­nal. Duterte prometeu continuar a repressão contra as drogas nos dois anos que lhe restam no poder.

 ?? DR ?? Presidente Rodrigo Duterte
DR Presidente Rodrigo Duterte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola