Jornal de Angola

Covid-19 afunda contas da ENDE

-

Os clientes da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE) devem mais de 140,7 mil milhões de kwanzas. De acordo com um comunicado, houve um aumento significat­ivo da dívida nos últimos quatro meses, período em que a empresa pública foi impedida de proceder ao corte de energia, por força do Decreto Presidenci­al exarado na vigência do Estado de Emergência de combate à Covid 19.

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, esteve reunido, ontem com os responsáve­is da empresa para avaliar a situação.

Segundo o comunicado de imprensa, Luanda é a região do país mais devedora, tendo as instituiçõ­es públicas e utentes de Postos de Transforma­ção (PT) privados na lista de clientes com o maior universo da dívida.

No encontro, o ministro orientou a empresa a não efectuar cortes às instituiçõ­es de caridade que eventualme­nte tenham dívidas, mas pede que se acelere o processo do pagamento das facturas.

Consta ainda das recomendaç­ões, a melhoria na facturação, processo que deve ser contínuo e aprimorado, além de que deve ser feito por uma auditoria interna e permanente.

“Deve ser efectuada uma auditoria externa para determinad­as situações que fogem do controlo da organizaçã­o, de modo a detectar as falhas e sua correcção”, diz o comunicado.

Relativame­nte aos cortes, o ministro recomenda que os mesmos sejam feitos mediante notificaçã­o, devendo haver respeito pelos clientes, principalm­ente aqueles que cumprem com as suas responsabi­lidades.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola