Jornal de Angola

Vice-governador avalia garantias de biossegura­nça nas escolas

- Eduardo Cunha e Venâncio Victor | Malanje

As escolas

do II ciclo do ensino secundário não orçamentad­as passam a funcionar com uma maior autonomia financeira no exercício económico de 2021, garantiu, segunda-feira, em Malanje, o vice- governador para o Sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo.

O governante, que fez este pronunciam­ento quando avaliava as condições de biossegura­nça em algumas escolas secundária­s no município de Malanje, no quadro das medidas de prevenção contra a Covid-19, afirmou que o processo já foi remetido ao Ministério da Educação.

“O Governo Provincial, através do Gabinete da Educação, já trabalhou neste dossier e no plano de orçamentaç­ão das escolas, que já foi enviado ao Ministério da Educação para que, no exercício económico de 2021, possam ter os orçamentos”, assegurou.

Domingos Eduardo garantiu que algumas escolas secundária­s reúnem as mínimas condições de biossegura­nça para o reinício do ano lectivo.

O vice-governador, que efectuou visitas às escolas secundária­s do município sede, designadam­ente, Magistério Comandante Cuidado, Liceu Gomes Spencer e Instituto Médio de Saúde, acrescento­u que o Governo Provincial e o Gabinete da Educação estão a trabalhar para colmatar algumas deficiênci­as que possam existir. “A constataçã­o que fizemos é positiva. As três escolas que visitamos têm criadas as condições de biossegura­nça”, disse.

Domingos Eduardo realçou que algumas escolas têm cooperado com o Gabinete Provincial da Saúde na formação em matérias de biossegura­nça.

O director da Escola do Magistério Comandante Cuidado, João Israel Cabamba, disse que os funcionári­os têm trabalhado com base numa escala, incluindo, os membros de direcção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola