Jornal de Angola

Economia mundial atingiu o pico de recessão em Abril

- Pedro Peterson

O mês de Abril foi o período que as economias mundiais atingiram o valor da recessão mais baixa dos últimos meses, faceaactua­lconjuntur­amundial.

Apesar da estabilida­de que se verifica no número de novos casos de coronavíru­s a nível mundial, no mês de Abril, o custo em termos de vidas foi muito elevado ao longo dos dois últimos meses e as medidas de confinamen­to tiveram um impacto negativo nas economias, o que levou a uma contracção no sector industrial e dos serviços, aumentando, deste modo, o desemprego.

Segundo o boletim económico de Abril, publicado esta semana pelo Banco Nacional de Angola (BNA), desde o início da pandemia, o sector industrial e dos serviços tem vindo a contrair nas principais economias mundiais, devido a falta de novas encomendas, provocada pelo fraco consumo mundial.

O fraco consumo das famílias reflecte as consequênc­ias das medidas impostas pelos países para combaterem a propagação do virus, nomeadamen­te a restrição de mobilidade de pessoas e de bens e serviços.

Em Abril, o sector industrial atingiu o valor mais baixo desde 2009. Além dos factores acima referidos, o encerramen­to das fábricas, os atrasos na cadeia de abastecime­nto, devido às reduções das horas de trabalho, condiciona­ram, igualmente, a produção industrial no mês em análise.

Em Angola, o saldo da conta de bens (que regista as compras e vendas) continuou a reduzir, desta vez de forma mais acentuada, ao diminuir 93,86 por cento em relação ao mês Março, passando de 792,92 milhões de dólares para 48,70 milhões. O choque externo no preço do petróleo continua a ser a principal causa desta redução, tendo as exportaçõe­s atingido o valor de 732,94 milhões de dólares, uma contracção de 49,59 por cento.

O valor das exportaçõe­s de diamantes teve um decréscimo de 47,08 por cento, passando de 73,50 milhões, em Março, para 38,89 milhões, em Abril. O valor das exportaçõe­s de outros produtos teve, igualmente, um decréscimo de 14,42 por cento, atingindo o montante de 96,65 milhões de dólares.

Na economia real, o indicador de actividade económica para o mês de Abril registou uma contracção homóloga de 5,79 por cento, superior ao de igual período do ano de 2019 (menos 3,89 por cento), devido ao desempenho desfavoráv­el da actividade do sector não petrolífer­o, cujo decréscimo elevou-se a 14,73 por cento (quatro vezes acima dos 3,26 observados no período homólogo) e do sector petrolífer­o, que encolheu 0,75 por cento, abaixo do recuo de 4,24 apurado no período homólogo.

Já no mercado da dívida, a emissãodet­ítulospúbl­icoscifrou­se em 52,31 mil milhões de kwanzas, um aumento de 71,05 por cento face ao mês de Março, um declínio de 65,66 por cento, quando comparado com o período homólogo de 2019.

Do total emitido, 58,56 por cento foi em Bilhetes do Tesouro (BT), nas maturidade­s 91, 182 e 364 dias, e o remanescen­te é das Obrigações do Tesouro Não Reajustáve­is (OTNR), emitidas nas maturidade­s de 2 a 4 anos.

As taxas de juro permanecer­am estáveis, com excepção das taxas dos BT e das OT-NR nas maturidade­s de 91 dias e 3 anos, que subiram para 15,51 por cento (mais 0,51 pontos percentuai­s) e 23,50 por cento (mais 0,50 pontos percentuai­s), respectiva­mente.

As emissões realizadas no período apresentar­am a melhor performanc­e registada desde o início do ano, correspond­endo a uma captação de 109,25 por cento acima do montante programado (mais 27,31 mil milhões de kwanzas). À semelhança do mês de Março, no mercado secundário apenas foram transaccio­nadas Obrigações do Tesouro, que atingiram um total de 99,29 mil milhões de kwanzas e que representa­m uma diminuição mensal de 25,19 por cento e um aumento de 25,88 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Estaperfor­mance,segundo o documento, resultou da diminuição das transacçõe­s no Mercado de Bolsa de Título doTesouroe­m25,94porcento. Em termos homólogos, a tendência foi contrária, tendose observado um aumento de 34,31 por cento em relação ao observado em 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola