Jornal de Angola

Conferênci­a vai discutir “diamantes na nova era”

-

Uma conferênci­a internacio­nal virtual sobre os diamantes, organizada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos (MIREMPET) de Angola, é realizada hoje, a partir das 12 horas de Angola.

O ministro Diamantino Pedro Azevedo vai presidir ao acto, segundo o programa.

A conferênci­a virtual deve contar também com as presenças dos presidente­s dos Conselhos de Administra­ção do Instituto Geológico de Angola (Canga Xiaquivuil­a), da Agência Nacional de Recursos Minerais (Jacinto Rocha), da Endiama (Ganga Júnior) e da SODIAM (Laureano Receado).

O presidente do Conselho de Administra­ção da Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA), Ganga Júnior, será um dos painelista­s convidados para a conferênci­a Angola Dia- mond-Conference-2020, que vai se realizar sob o tema “Liderando o mundo dos diamantes na nova era”. O novo modelo de governação para o sector mineiro, o impacto da covid19 na indústria de diamantes também serão apresentad­os durante a conferênci­a.

Segundo o documento da Endiama que o Jornal de Angola teve acesso, a webinar terá o suporte técnico do grupo internacio­nal de media “The New Jeweller”.

É objectivo do certame apresentar os últimos desenvolvi­mentos e oportunida­des de negócio no subsector dos diamantes no país em função da actual conjuntura internacio­nal.

O documento sublinha que a conferênci­a vai decorrer na plataforma Zoom.

Segundo dados apurados, Angola está entre os principais produtores de diamantes na região, quer em quilates (4º lugar), como em valor (5º lugar).

Quanto ao Processo Kimberley, as indicações registam, em 2019, uma contribuiç­ão de Angola para o mercado mundial de sete (7) por cento em quilates e nove (9) em valor.

A produção de diamantes no país provém de depósitos de kimberlito, representa­ndo 98 por cento do total.

A previsão da produção total de diamantes de Angola em 2020 era de 10 milhões de quilates, mas devido à pandemia da Covid-19, foi reduzida em 20 por cento. Isso significa que, este ano, a produção esperada será de apenas oito (8) milhões de quilates. De Março a Junho, foram tomadas algumas medidas nas minas para manter as medidas de distanciam­ento social e implementa­r a biossegura­nça, bem como redução de operações e trabalhado­res em até 50 por cento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola