Jornal de Angola

Petição pública contra candidatur­a de Ouattara

-

O candidato às eleições presidenci­ais de 31 de Outubro na Côte d’Ivoire, Pascal Affi N'Guessan, Primeiro-Ministro de Laurent Gbagbo, apresentou, ontem, uma petição para que a candidatur­a do Presidente Alassane Ouattara seja invalidada. Segundo a AFP, o antigo chefe dos Jovens Patriotas, Charles Blé Goudé, por seu lado, está a fazer campanha para um adiamento das eleições.

No “pedido”, Pascal Affi N'Guessan e a Frente Popular da Côte d’Ivoire (FPI, fundada por Laurent Gbagbo) pediram ao Conselho Constituci­onal para declarar Alassane Ouattara inelegível e, portanto, rejeitar a sua candidatur­a.

Embora a Constituiç­ão limite os mandatos presidenci­ais a dois, o anúncio da candidatur­a do Chefe de Estado cessante a um terceiro mandato provocou manifestaç­ões violentas em Agosto. Os apoiantes de Alassane Ouattara afirmam que a alteração da Constituiç­ão, em 2016, redefiniu os mandatos anteriores a zero, uma reivindica­ção contestada pelo FPI.

“O advento da nova Constituiç­ão durante o seu segundo mandato teve o efeito de repor a contagem dos seus dois mandatos anteriores a zero? A resposta é claramente não e não há ambiguidad­e”, lêse no texto do pedido.

Os actores políticos e a sociedade civil estão preocupado­s com o aumento da tensão na Côte d’Ivoire, 10 anos após a crise pós-eleitoral, que surgiu quando o ex-Presidente cessante ,Laurent Gbagbo, recusou-se a reconhecer a vitória de Alassane Ouattara nas urnas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola