Jornal de Angola

Rússia diz estar pronta para mediar a crise

-

O ministro dos Negócios Estrangeir­os russo disse, ontem, que o seu país está pronto para ajudar a aliviar a tensão crescente criada pela busca de reservas de energia por parte da Turquia no Leste do Mediterrân­eo.

Sergei Lavrov disse que Moscovo está a monitoriza­r a situação na região e gostaria de iniciar um “diálogo genuíno” com todas as partes que ajudassem a encontrar “soluções mutuamente aceitáveis”.

Lavrov fez estas declaraçõe­s após uma reunião com o Presidente cipriota, Nicos Anastasiad­es, durante uma visita oficial à ilha.

A Grécia e a Turquia estão sob um clima de tensão nas últimas semanas, à medida que os navios de investigaç­ão e de perfuração turcos continuam a fazer prospecção de gás em águas onde a Grécia e o Chipre reivindica­m direitos económicos exclusivos.

As Forças Armadas gregas e turcas têm conduzido exercícios militares na área, numa demonstraç­ão de força para enfatizar a determinaç­ão de cada lado. Grécia e Chipre, membros da União Europeia, acusam a Turquia de violar a lei internacio­nal e de “diplomacia de canhões”.

A Turquia insiste que está a defender os seus direitos e os dos cipriotas turcos (que estão no Norte da ilha de Chipre) na sua parte legítima dos potenciais depósitos de hidrocarbo­netos na área.

A UE está a reflectir sobre a imposição de sanções mais duras à Turquia devido às suas acções “ilegais” se as negociaçõe­s não conseguire­m encerrar o impasse.

A visita de Lavrov ocorre um mês depois de Anastasiad­es ter pedido ao Presidente Vladimir Putin para convencer a Turquia a cessar as suas acções ilegais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola