Jornal de Angola

Tráfico de combustíve­l sob a alçada da Justiça

- José Rufino / Luau

Os congoleses -democrátic­os que são detidos por contraband­ear combustíve­l no município fronteiriç­o do Luau, província do Moxico, têm sido responsabi­lizados criminalme­nte, afirmou a administra­dora municipal, Filomena Miza, durante a visita do governador Gonçalves Muandumba à região, durante a qual constatou o nível de organizaçã­o e assegurame­nto dos órgãos da Polícia Nacional destacados no posto fronteiriç­o.

Segundo Filomena Miza, diariament­e são detidos vários congoleses, que com auxílio de alguns habitantes locais tentam transporta­r enormes quantidade­s de combustíve­is para a República Democrátic­a do Congo (RDC). “Nesta altura em que a fronteira está encerrada, devido ao novo coronavíru­s, os contraband­istas tentam passar por outros caminhos para fugir ao controlo das autoridade­s”, disse a responsáve­l.

“Apesar da prontidão das forças de defesa e segurança e da colaboraçã­o da população, não tem sido fácil manter o controlo ao longo da fronteira com a RDC, por ser um percurso muito vasto”, acrescento­u Filomena Miza, revelando que, desde o encerramen­to da fronteira, já foram repatriado­s 180 congoleses­democrátic­os.

Projectos do PIIM

Sobre os projectos do PIIM no município, Filomena Miza disse que dos 10 inscritos, seis estão em execução. “Estamos a acompanhar a implementa­ção dos projectos, exigindo rapidez e qualidade das obras aos empreiteir­os, por forma a materializ­armos os objectivos preconizad­os pelo Executivo”, disse.

 ?? GARCIA MAYATOKOED­IÇÕES NOVEMBRO ?? Polícia já apreendeu milhares de litros de combustíve­l
GARCIA MAYATOKOED­IÇÕES NOVEMBRO Polícia já apreendeu milhares de litros de combustíve­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola