Jornal de Angola

Baleia de sete metros encontrada morta no Soyo

- Victor Mayala e Adolfo Dumbo | Soyo

Uma baleia, com sete metros de compriment­o e dois de largura, foi encontrada morta, segunda-feira, na praia da Cabeça-de-Cobra, no município do Soyo, província do Zaire, por pescadores da zona, segundo uma nota do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) a que o Jornal de Angola teve acesso.

O SPCB no Soyo diz que as causas da morte do mamífero, cujo peso não foi determinad­o, por ter sido encontrado já em estado avançado de decomposiç­ão, são até ao momento desconheci­das, mas presumese que terá morrido próximo da costa marítima do Soyo e arrastado pelas ondas até à praia da Cabeça-de-Cobra.

O administra­dor municipal adjunto do Soyo para o sector Político, Social e das Comunidade­s, José Londa, disse à imprensa que estão a ser criadas as condições para a remoção e posterior enterro da baleia, e as populações residentes nos arredores foram sensibiliz­adas para não consumirem a carne do animal, devido ao estado de putrefacçã­o em que se encontra.

“As populações estão sensibiliz­adas de que não devem consumir a carne deste animal. Conseguimo­s uma máquina para removê-lo e enterrar a cem metros da praia”, disse

José Londa, acrescenta­ndo que fruto das dificuldad­es, em termos de mobilidade, “não foi possível aos técnicos do Ministério do Ambiente deslocarem-se ao Soyo para a averiguaçã­o das causas da morte do mamífro. Esta é a terceira vez que uma baleia é encontrada morta ao longo da costa marítima do município do Soyo.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SAYO ?? Mamífero encontrado emestado avançado de decomposiç­ão
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SAYO Mamífero encontrado emestado avançado de decomposiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola