Jornal de Angola

Serviço de Protecção Civil prepara reassentam­ento

- Flávia Massua | Saurimo

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB ), numa acção conjunta com com a Administra­ção Municipal de Saurimo, está a concluir o loteamento de uma parcela de terreno equivalent­e a 74 campos de futebol nas localidade­s de Luar e Muangueji, para o reassentam­ento de 130 famílias que vivem em zonas afectadas por ravinas no bairro Mulombe, arredores da cidade de Saurimo.

Segundo o chefe do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa do SPCB, Victorino Wangunua, os trabalhos , que decorrem a bom ritmo, visam a construção de moradias, através de um programa de autoconstr­ução dirigida. “Com base no levantamen­to realizado em diferentes zonas de risco, concluiu-se que cerca de 14 mil famílias na capital da província têm de ser reassentad­as”, realçou Victorino Wangunua.

O administra­dor municipal adjunto para área Técnica e Infra-Estruturas, Wilson Txipema, informou que o processo de distribuiç­ão de lotes às populações que vivem em zonas de risco teve início em 2018 e já beneficiou mais de duas mil famílias no município de Saurimo.

Wilson Txipema acusa alguns responsáve­is ligados às autoridade­s tradiciona­is de agitarem populares que vivem em zonas de risco para não abandonare­m estas localidade­s, por objectivos inconfesso­s. O coordenado­r do bairro Mulombe, Francisco Icule, está preocupado com a chegada das chuvas, porque a ravina na localidade, que tem 800 metros de cumpriment­o , 40 de profundida­de e 20 de largura, poderá causar grandes estragos às infra-estruturas adjacentes.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ravinas ameaçam centenas de casas no bairro Mulombe
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Ravinas ameaçam centenas de casas no bairro Mulombe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola