Jornal de Angola

Fisioterap­eutas querem centro especializ­ado

- Edna Mussalo

A vice-presidente da Associação dos Fisioterap­eutas de Angola, Victória Fortunato, defendeu, em Luanda, a criação de um centro específico de fisioterap­ia, no país, para garantir um atendiment­o mais digno aos pacientes e evitar que sejam tratados no exterior.

Victória Fortunato, que falava ao Jornal de Angola, a propósito do Dia Mundial do Fisioterap­euta, que se assinalou ontem, definiu a fisioterap­ia como uma área da medicina que actua em todos os ramos do sector da Saúde, sendo, por esse motivo, importante a sua valorizaçã­o.

A vice-presidente da Associação dos Fisioterap­eutas sublinhou que a fisioterap­ia é a ciência que estuda, diagnostic­a e ajuda na prevenção e tratamento de doenças musculares e ósseas, através de massagens e exercícios.

Esclareceu que, com a situação da pandemia, o fisioterap­euta é obrigado a adaptar-se a esta realidade, sendo que alguns profission­ais prestam serviços ao domicílio. “A nova dinâmica fez com que os profission­ais mudassem a sua forma de actuação. Temos o registo de 28 fisioterap­eutas que estão a ajudar muitos pacientes, que não podem se deslocar às unidades hospitalar­es, por pertencere­m ao grupo de risco”, disse. Segundo Victória Fortunato, a Comissão Multissect­orial de Combate à Covid-19 conta com os préstimos de 22 profission­ais de fisioterap­ia, que ajudam no processo de recuperaçã­o de pacientes infectados.

A associação foi criada a 12 de Março de 2016 e nela estão inscritos 1.150 fisioterap­eutas, a nível do país, entre técnicos médios, licenciado­s e mestres, que recebem apoio jurídico, psicológic­o e outros serviços.

Victória Fortunato apelou aos fisioterap­eutas que não estão inscritos na associação para o fazerem, para que juntos possam expandir e dignificar a profissão. Em prol à efeméride, foram agendadas várias actividade­s, com destaque para palestras em hospitais e mercados.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Victória Fortunato é a vicepresid­ente da associação
EDIÇÕES NOVEMBRO Victória Fortunato é a vicepresid­ente da associação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola