Jornal de Angola

Novo surto do vírus Ébola já matou 48 pessoas na RDC

-

Um novo surto de Ébola no nordeste da República Democrátic­a do Congo (RDC), que começou em 1 de Junho, já matou 48 pessoas e 112 foram infectadas, anunciou, ontem, a organizaçã­o Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Dos 112 casos confirmado­s, 106 tiveram resultados positivos e seis são tidos como prováveis, enquanto 50 pacientes foram curados, referiu, por seu lado, a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS).

A décima primeira epidemia, causada por esta doença, altamente contagiosa, afecta a província do Equador, com uma população de mais de um milhão de habitantes, onde "já se propagou a 12 áreas de saúde", disse, em nota, a MSF.

Esta zona já tinha sofrido com um nono surto do vírus Ébola, entre Maio e Julho de 2018, quando foram notificado­s 54 casos, incluindo 33 mortos e 21 sobreviven­tes.

Em 25 de Junho, as autoridade­s congolesas declararam o fim da décima epidemia, que tinha devastado três províncias do nordeste do país (Kivu Norte, Kivu Sul e Ituri) desde 1 de Agosto de 2018, com 3.463 casos, 2.280 mortes e 1.171 sobreviven­tes.

Esta epidemia foi a pior da história da RDC e a segunda mais grave do mundo, depois daquela que atingiu a África Ocidental entre 2014 e 2016, na qual morreram 11.300 pessoas e houve mais de 28.500 casos, embora estes números possam ser mais elevados.

Embora o Equador não enfrente os mesmos desafios de violência que afectam a região nordeste do país, onde dezenas de grupos armados estão activos naquele território, os desafios logísticos na província são "enormes", com áreas de muito difícil acesso e onde existem aldeias que só podem ser alcançadas por rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola