Jornal de Angola

Documentaç­ão deixa associados descontent­es

Hirondino Garcia, presidente cessante, nunca apresentou contas em quatro anos de mandato à frente da Federação

- Silva Cacuti

Os associados da Federação Angolana de Patinagem (FAP) estão descontent­es com a direcção cessante por não distribuir antecipada­mente a documentaç­ão a ser discutida na Assembleia-Geral Ordinária, marcada para 26 do corrente, no auditório Paulo Bunze. O acto vai decorrer nas instalaçõe­s da Federação Angolana de Andebol, via da plataforma Zoom. A cinco dias da realização do conclave, nenhuma informação oficial chegou aos filiados.

O Jornal de Angola apurou de dirigentes das associaçõe­s provinciai­s do Namibe e de Luanda a insatisfaç­ão pela maneira como a direcção de Hirondino Garcia termina o mandato, pois, “ao longo do ciclo olímpico nunca prestou contas aos associados”.

“Ouvi dizer que a reunião vai ser realizada no dia 26, mas não recebi qualquer comunicado”, disse Carlos Freitas, presidente do Hóquei Clube 2000 de Luanda.

Freitas mostra-se preocupado e defende: “precisamos de tempo para conhecer os documentos a serem discutidos e isso não se faz em dois ou três dias; não são contas de um ano, mas de um ciclo de quatro anos de mandato que merecem análises e aprovação”. A presidente de direcção da Associação de Luanda, Patrícia Costa, também desconhece a data da reunião magna: “se já remeteram à nossa instituiçã­o, desconheço; têm os meus contactos e não tenho conhecimen­to de nada”.

Patrícia Costa destacaane­cessidade de comunicaçã­o prévia: “a Associação de Luanda está interessad­a na realização de uma Assembleia que proporcion­e um processo eleitoral em harmonia,porquenãop­odemos pôr em andamento alguns projectos se não houver a normalidad­e na Federação”. Calisto Bonifácio, presidente da Associação­do Namibeafir­ma: “apercebi-me através da Rádio, mas não temos nenhuma comunicaçã­o em concreto”. O responsáve­l acrescento­u: “Pelo que sei, nenhum clube recebeu a informação oficial”.

Prosseguin­do disse: “presumo que a Federação esteja com dificuldad­es na prestação de contas, por isso, a situação está pouco clara em torno da reunião magna ordinária”. Calisto sustenta que “o conclave está a ser influencia­do pelo ambiente pré-eleitoral”.

Em declaraçõe­s à Rádio Cinco, o secretário-geral cessante, Luís Octávio, anunciou que os filiados vão discutir e aprovar os relatórios de actividade­s e contas, a data de eleições e definição de votantes. As tentativas da nossa reportagem em ouvir Luís Octávio, por telefone, ficaram sem resposta.

A realização da Assembleia-Geral divide os associados e família da patinagem angolana. No princípio do mês, alguns clubes e associaçõe­s escreveram à presidênci­a da Mesa a solicitar o conclave para o dia 15, mas a petição nunca foi respondida. Pedro Azevedo, vice-presidente cessante, e Viegas de Almeida, candidato derrotado no ciclo passado, são as duas intenções de candidatur­as conhecidas.

O Jornal de Angola

apurou de dirigentes das associaçõe­s provinciai­s do Namibe e de Luanda a insatisfaç­ão pela maneira como a direcção de Hirondino Garcia termina o mandato, pois, “ao longo do ciclo olímpico nunca prestou contas aos associados”

 ?? DR ?? Dirigente continua a não assumir se será candidato à própria sucessão na direcção da FAP
DR Dirigente continua a não assumir se será candidato à própria sucessão na direcção da FAP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola