Jornal de Angola

22 infecções e uma morte todos os dias

Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, informou que a cidade do Lubango, capital da província da Huíla, registou o primeiro óbito por Covid-19

- Edivaldo Cristóvão e Mazarino da Cunha

126 casos positivos em 24 horas

Iniciou ontem testagem massiva nas instituiçõ­es públicas

Lubango regista o primeiro óbito

Um estudo apresentad­o ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, indica que Angola tem um registo diário de 22 casos positivos e uma morte por Covid-19.

No habitual encontro com a imprensa para a actualizaç­ão da situação epidemioló­gica no país, Franco Mufinda lembrou que Angola registou as duas primeiras infecções por Covid-19 em 21 de Março, precisamen­te há seis meses.

“Estes dados são preocupant­es, porque a doença mata, não escolhe condição social e idade. A pior situação é quando temos outras enfermidad­es que podem acelerar a morte, como doenças respiratór­ias, oncológica­s e outras associadas” , referiu.

O secretário de Estado reforçou que as pessoas devem continuar a lavar as mãos com frequência ou desinfectá-las com álcool em gel, sem ignorar o uso da máscara em locais públicos e evitar permanecer em aglomerado­s.

Franco Mufinda anunciou que teve início, ontem, o processo de testagem massiva, à base de Biologia Molecular, nas instituiçõ­es públicas. O processo arrancou no Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, tendo sido colhidas 1.709 amostras.

A testagem naquela instituiçã­o termina hoje com a recolha de mais 1.546 amostras. Os resultados serão divulgados depois de 72 horas.

Situação epidemioló­gica

Franco Mufinda anunciou que Angola registou nas últimas 24 horas mais 126 casos positivos da Covid-19, sendo quatro em Benguela e um nas províncias da Huíla, Zaire, Cuanza-Norte e Cabinda. Em Luanda foram identifica­das 118 infecções, concretame­nte nos municípios de Belas, Talatona, Cazenga, Kilamba Kiaxi e nos distritos da Ingombota e Maianga.

Os pacientes têm idades compreendi­das entre 11 e 80 anos, sendo que 78 são do sexo masculino e 48 do sexo feminino.

O secretário de Estado informou que um homem de 62 anos e uma mulher de 67 anos, ambos de nacionalid­ade angolana, faleceram em consequênc­ia da Covid-19. Um dos óbitos ocorreu no município do Lubango, província da Huíla, e outro em Luanda.

De acordo com o secretário de Estado, quatro pacientes foram recuperado­s ontem.

Na globalidad­e, o país tem 4.117 casos confirmado­s, dos quais 154 óbitos, 1.449 recuperado­s e 2.514 activos. Deste número, oito estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 18 em situação grave, 53 são considerad­os moderados, 61 têm sintomas leves e 2.364 são assintomát­icos.

O secretário de Estado informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 431 pacientes e 5.430 pessoas estão sob investigaç­ão epidemioló­gica.

De acordo com o governante, o Laboratóri­o de Biologia Molecular processou, nas últimas 24 horas, 1.298 amostras, das quais 126 positivas. Desde o início da pandemia foram processada­s 75.935 amostras, sendo 4.117 positivas e as restantes negativas.

Ainda ontem, 24 pessoas que estavam em quarentena institucio­nal tiveram alta, sendo 15 em Luanda, sete no Bié e duas na província do Cunene. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 90 chamadas, todas relacionad­as a pedidos de informação sobre a pandemia da Covid-19.

 ?? DR ??
DR
 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola