Jornal de Angola

Bancos envolvidos em branqueame­nto

-

O Consórcio Internacio­nal de Jornalista­s de Investigaç­ão (ICIJ) declarou, no fim de semana, num extenso relatório que documentos divulgados mostram os bancos JPMorgan, HSBC, Standard Chartered Bank, Deutsche Bank e Bank of New York Mellon envolvidos em processos de branquear dinheiro.

Na parte europeia, o Banco Central Europeu (BCE) salientou que o branqueame­nto de capitais pode representa­r “riscos significat­ivos para os próprios bancos e para a sua viabilidad­e”.

O BCE diz não ser a autoridade competente em matéria de branqueame­nto de capitais, mas sim as autoridade­s nacionais.

“Contudo, uma vez que o branqueame­nto de capitais pode afectar o funcioname­nto e a sustentabi­lidade dos bancos, o BCE coopera com as autoridade­s nacionais e europeias”, acrescento­u na nota. Conforme avança, se for descoberto um caso suspeito, este é comunicado às autoridade­s competente­s para investigaç­ão.

Em Julho de 2018, a quinta directiva contra o branqueame­nto de capitais entrou em vigor na União Europeia (UE). As autoridade­s de supervisão europeias criaram várias iniciativa­s para reforçar a cooperação entre si e as autoridade­s nacionais de combate ao branqueame­nto de capitais.

O Consórcio Internacio­nal de Jornalista­s de Investigaç­ão (ICIJ)é o responsáve­l pela divulgação dos milhares de documentos do caso “Luanda Leaks”, onde é figura principal a empresária Isabel dos Santos. Ela segue o rasto de várias entidades financeira­s, individuai­s e colectivas pelo mundo, divulgando as conclusões sempre na base do interesse público, conforme justificou, recentemen­te, o economista e jornalista angolano Carlos Rosado de Carvalho, membro do grupo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola