Jornal de Angola

Ex-estadista Konan Bedié apela à desobediên­cia civil

-

O ex-Presidente ivoiriense, Henri Konan Bédié, apelou, ontem, à desobediên­cia civil, em resposta à candidatur­a do actual Chefe de Estado, Alassane Ouattara.

Para o também candidato às próximas presidenci­ais, segundo a AFP, a desobediên­cia civil é a melhor resposta para enfrentar Ouattara e o abuso da autoridade, embora o Governo proíba esse acto cívico.

Nestas presidenci­ais, a Comissão Eleitoral excluiu 40 candidatos, com o argumento de que a candidatur­a de Ouattara repousa sobre as modificaçõ­es da Constituiç­ão aprovada em 2016.

Os partidário­s do actual Chefe do Estado que se reuniram domingo, em Paris, consideram que a nova Constituiç­ão invalidou as eleições presidenci­ais passadas, permitindo ao mesmo candidatar-se pela primeira vez na terceira República, e não para um terceiro mandato como o entendem os adversário­s.

Entre os excluídos constam Laurent Gbagbo, 75 anos, Presidente de 2001 a 2010, e o antigo PrimeiroMi­nistro

e chefe da rebelião Forças Novas, Guillaume Soro, de 47 anos. Ambos, no exílio, na Europa, foram representa­dos na reunião pelos seus substituto­s.

Em Março último, Ouattara, 78 anos, declarou que não seria candidato às próximas presidenci­ais, mas, recuou quatro meses depois, por causa da morte, por doença do seu delfim, o Primeiro-Ministro Amadou Gon Coulibaly.

Em Agosto, a violência dos protestos contra a candidatur­a de Ouattara causaram 15 mortos, lembrando as mortes causadas durante as eleições de 2010, que culminou com o derrube de Gbabo, e na morte de três mil pessoas, entre civis e militares.

Bedie, Gbagbo e Ouattara, com mais de 75 anos, dominaram a política ivoiriense durante 25 anos. As suas idades contrastam com a extrema juventude da população da Côte d'Ivoire, onde 40 por cento da população tem menos de 15 anos.

 ?? DR ?? Ex- Chefe de Estado (ao centro) é contra a decisão de Ouattara
DR Ex- Chefe de Estado (ao centro) é contra a decisão de Ouattara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola