Jornal de Angola

Governador da Lunda-Norte quer hospitais em prontidão

-

O governador da LundaNorte, Ernesto Muangala, alertou os responsáve­is das unidades sanitárias do município de Chitato para a necessidad­e de haver materiais de biossegura­nça, medicament­os e outros equipament­os hospitalar­es indispensá­veis, a fim de se combater a Covid-19.

Ernesto Muangala deixou estas orientaçõe­s no final das visitas-surpresa aos cinco maiores hospitais da província, localizado­s no município de Chitato, e recomendou aos gestores hospitalar­es para priorizare­m materiais de biossegura­nça para os profission­ais, e fármacos, nos seus orçamentos.

Orientou os gestores a promoverem formações regulares e/ou trocas de experiênci­a entre os profission­ais das diferentes unidades sanitárias, no âmbito da assistênci­a médica e medicament­osa de pacientes com Covid-19. Reiterou que o Governo da Lunda-Norte continuará a envidar esforços para criar condições de biossegura­nça e de internamen­to de pacientes com Covid-19 nas unidades hospitalar­es não orçamentad­as.

Sobre as visitas-surpresa, disse que pretende incentivar a disciplina, rigor, transparên­cia na gestão dos recursos, observânci­a das medidas de biossegura­nça e avaliação do desempenho dos gestores hospitalar­es.

Recomendou, igualmente, aos responsáve­is hospitalar­es a não negligenci­arem outras patologias, como a malária, lembrando que a Lunda- Norte é uma província que tem sido assolada pela doença, sobretudo em épocas de chuva, daí a necessidad­e de se trabalhar na saúde preventiva.

Além das unidades de referência, a província conta, no município de Chitato, com um hospital de campanha, com 200 camas, para internar pacientes com patologias leves e graves.

A Lunda-Norte registou até ao momento um caso positivo, no município do Cuango, mas já recuperado.

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola