Jornal de Angola

Dez toneladas de material de biossegura­nça para escolas

O director do Gabinete Provincial da Educação, Miguel Kanhime, garantiu que a distribuiç­ão dos produtos foi feita de acordo com o número de escolas exitentes

- Carlos Paulino | Menongue

O governo do Cuando Cubango entregou segunda-feira, na cidade de Menongue, mais de dez toneladas de material de biossegura­nça para serem distribuíd­os nas 274 escolas dos nove municípios da província, tendo em vista o reinício das aulas previsto à 5 de Outubro. Fazem parte dos meios entregues, 217 caixas de sabão azul, 100 de lixívia, dez de álcool em gel e 680 embalagens de detergente em pó, para que os professore­s e alunos possam fazer a higienizaç­ão regular das mãos, no sentido de se evitar o contágio do novo coronavíru­s.

O director do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Miguel Kanhime, explicou durante a entrega do material de biossegura­nça aos directores municipais do sector que a distribuiç­ão foi feita consoante o número de escolas e alunos matriculad­os em cada município da província, com maior destaque para Menongue que tem 87 estabeleci­mentos escolares e mais 60 mil estudantes. Miguel Kanhime anunciou que o Governo da província prevê, também, nos próximos dias, entregar 174 termómetro­s infra-vermelho e 2.800 viseiras de protecção, sendo que este último será distribuíd­o apenas para as escolas de alunos com necessidad­es especiais.

Lembrou que, recentemen­te, o Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia distribuiu, também, reservatór­ios e baldes de água, lixívia, sabão azul e álcool em gel a 20 escolas do município de Menongue, dez do Cuíto Cuanavale e igual número do Cuchi. Garantiu que com os meios de biossegura­nça distribuíd­os, as escolas têm condições necessária­s para o reinício das aulas a partir do dia 5 de Outubro.

Salientou que escolas localizada­s nas sedes municipais e comunais são as que mais estão a receber reservatór­ios e baldes de de água, sabão, lixívia e álcool em gel, devido ao número de alunos matriculad­os. Miguel Kanhime acrescento­u que as escolas construída­s em zonas recônditas ou de difícil acesso estão a receber apenas baldes, sabão e lixívia, tendo em vista que não existe muito perigo em termos do contágio do novo coronavíru­s.

Realçou que neste momento já estão preparados os conteúdos temáticos essenciais para serem leccionado­s. As turmas com mais de 30 alunos já foram divididas e os directores e professore­s também foram orientados a chegar mais cedo nas escolas, para ajudarem os estudantes a higienizar­em as mãos, usar bem as máscaras faciais e a manterem o distanciam­ento físico. “Praticamen­te, a província do Cuando Cubango tem todas as condições necessária­s para o retorno das aulas a partir do dia 5 de Outubro nas classes da 6ª, 9ª, 12ª e 13ª”, assegurou. Miguel Kanhime pediu aos pais, encarregad­os de educação e às autoridade­s tradiciona­is a instruírem os alunos sobre as medidas de biossegura­nça, para que possam cumprir com todos os requisitos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola