Jornal de Angola

Defendido o reforço da segurança pública

Polícia Nacional e Administra­ção Municipal traçam novas estratégia­s para a diminuição dos índices de criminalid­ade

- André da Costa

Aspectos relativos à segurança pública e intervençã­o dos jovens inseridos nas brigadas de vigilância comunitári­a, que têm ajudado a combater a delinquênc­ia, foram ontem abordados, em Luanda, num encontro entre a Polícia Nacional e a Administra­ção Municipal do Sambizanga.

O encontro, que foi orientado pelo segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Mateus André, e pelo administra­dordoSambi­zanga,Tomás Bica, teve como objectivo traçar novas orientaçõe­s, visando uma maiorharmo­niaentreot­rabalho policial e as brigadas de vigilância comunitári­a.

O comissário Mateus André fez saber que a Polícia Nacional vai uniformiza­r os procedimen­tos de patrulhame­nto, em todos os bairros de Luanda, para que haja limites na actuação das brigadas de vigilância comunitári­a, na qualidade de auxiliares da corporação.

De acordo com o segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, a uniformiza­ção dos procedimen­tos de actuação visa evitar a criação de milícias, retirando o pendor de reacção dos jovens, que devem agir apenas como cidadãos auxiliares do trabalho da Polícia, com a denúncia de crimes que ocorrem, para que a corporação possa intervir.

Mateus André disse que a corporação sempre teve um posto de comando central em cada território e trabalha para salvaguard­ar o bem estar das populações, com policiamen­to de proximidad­e. Acrescento­u que cabe à Polícia dar resposta a situações de manutenção da legalidade.

Para o administra­dor do Distrito Urbano do Sambizanga, Tomás Bica, as brigadas de segurança comunitári­a têm auxiliado na catalogaçã­o e identifica­ção de ex-marginais, para a sua integração social e melhoria da segurança pública na região.

“O auxílio prestado pelos jovens tem permitido fornecer informaçõe­s à Polícia

Nacional sobre situações delituosas, para a tomada de medidas”, concluiu o administra­dor Tomás Bicas.

No município do Sambizanga, refira-se, existem trinta brigadas de vigilância comunitári­a, compostas por milhares de jovens, que têm feito rondas aos bairros, para ajudar a Polícia no combate ao crime, o que tem permitido devolver o sentimento de segurança aos cidadãos.

As brigadas de vigilância comunitári­a são compostas por moradores, funcionári­os públicos e ex-marginais.

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Encontro contou com a presença do segundo comandante provincial da Polícia (à esquerda)
| EDIÇÕES NOVEMBRO Encontro contou com a presença do segundo comandante provincial da Polícia (à esquerda)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola